MPT lança companha sobre direitos de entregadores

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lança nesta sexta-feira (06/12), em Campinas (SP), a campanha “Direitos de verdade” para conscientizar sobre quais são os direitos trabalhistas dos entregadores de aplicativo. Segundo o MPT, não devem existir subcategorias de trabalhadores, justificada pelo uso de tecnologia na gestão do trabalho pelas empresas.

A procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck, responsável pela campanha, afirma que há um tratamento desigual entre trabalhadores e as plataformas sobre a remuneração e as responsabilidades de prestar o serviço. 

“O MPT entende que são as plataformas que ditam as regras, que determinam os preços dos serviços prestados, valores a serem pagos aos trabalhadores, a forma como os trabalhadores devem atender os clientes, além de exercerem formas de punição, dentre outras questões. Ou seja, há o total controle do trabalho pelas plataformas O atual modelo de negócios de muitas plataformas tem provocado intensa precarização do trabalho”, frisa a procuradora.

Para a conscientização sobre os direitos, vídeos e demais peças da campanha serão veiculados nas redes sociais @direitosdeverdade no Instagram, TikTok, Facebook e YouTube, além do site www.direitosdeverdade.com, onde o internauta pode encontrar informações sobre direitos trabalhistas, histórias de vida, importantes decisões judiciais dos tribunais da Europa sobre o tema, regulamentação em outros países, artigos acadêmicos, pesquisas científicas e uma série de outros conteúdos que serão atualizados continuamente.

As cidades do interior de São Paulo, onde nasceu a iniciativa – Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Jundiaí, entre outras – receberão as peças para divulgação e, a partir de 11 de dezembro, a campanha chegará à capital paulista em endereços movimentados como as avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima. As principais ruas e avenidas das grandes cidades do estado de São Paulo serão abastecidas com painéis em pontos de ônibus, bancas e outros locais estratégicos com informações da campanha.

Autor

Leia mais

Juiz condena Marçal a indenizar Tábata por calúnia nas eleições 2024

Juiz condena Pablo Marçal a indenizar Tábata Amaral pelo crime de difamação eleitoral

Há 4 minutos

STJ autoriza dedução de contribuições extraordinárias a fundos de pensão no IR

Há 21 minutos
plenária COP30

COP 30: segunda semana começa com menos de 1/4 do dinheiro necessário para o financiamento climático

Há 10 horas
o ultradireitista José Antonio Kaste acandidata do Partido Comunista Jeannette Jara e

Comunista e ultradireitista disputarão segundo turno da eleição presidencial no Chile

Há 10 horas

STF julga recurso do INSS contra decisão de 2022 que permitia a escolha da melhor regra para o cálculo da aposentadoria

Há 3 dias
Eduardo Bolsonaro, que pode ser processado por campanha de perseguição contra Alexandre de Moraes

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB