OAB cria observatório para fiscalizar eleição municipal

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) instituiu nesta quinta-feira (05/09) o Observatório Nacional das Eleições Municipais de 2024. O objetivo da iniciativa é fiscalizar e atestar o cumprimento da legislação eleitoral, com destaque especial para candidaturas femininas e negras. Além do combate às fake news.

Segundo o presidente da OAB, Beto Simonetti, o Observatório reflete o compromisso da entidade com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “A Ordem tem um papel histórico na defesa da democracia e da ordem jurídica. A criação do Observatório Nacional das Eleições de 2024 reforça nosso empenho em garantir que as eleições municipais ocorram de forma transparente e justa”, afirmou.

O Observatório será conduzido de forma nacional e contará com a participação de coordenadores regionais em cada estado e no Distrito Federal. A iniciativa abrangerá a fiscalização de irregularidades, especialmente nos temas relacionados à violência política contra mulheres, proporcionalidade nas composições das chapas, distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do Fundo Partidário, além da distribuição de tempo de propaganda no rádio e na tevê.

O núcleo de fiscalização trabalhará em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação, atuando por meio do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). Um dos focos será a identificação de campanhas de desinformação, especialmente nos meios digitais, com a coleta de denúncias e o monitoramento de manifestações públicas que possam prejudicar o processo democrático.

Em outro modo de atuação, a iniciativa ainda receberá denúncias por meio de canais eletrônicos, como aplicativos de mensagens e e-mail, e emitirá um relatório final após o término do pleito, consolidando as ações realizadas ao longo do período eleitoral.

Autor

Leia mais

Flávio Dino cobra União e São Paulo informações sobre multas ambientais e recuperação de áreas degradadas

Há 5 minutos
TJSP nega recurso da Tok&Stok que acusou empresa de violar Lei de Propriedade Industrial

TJSP rejeita ação da Tok&Stok contra Tok House por suposta violação de marca

Há 12 minutos
Juiz condena Marçal a indenizar Tábata por calúnia nas eleições 2024

Juiz condena Pablo Marçal a indenizar Tábata Amaral pelo crime de difamação eleitoral

Há 36 minutos

STJ autoriza dedução de contribuições extraordinárias a fundos de pensão no IR

Há 53 minutos
plenária COP30

COP 30: segunda semana começa com menos de 1/4 do dinheiro necessário para o financiamento climático

Há 11 horas
o ultradireitista José Antonio Kaste acandidata do Partido Comunista Jeannette Jara e

Comunista e ultradireitista disputarão segundo turno da eleição presidencial no Chile

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB