Por Hylda Cavalcanti
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou nesta quarta-feira (02/03), em Portugal, um movimento nacional em favor da pacificação do Brasil. O lançamento aconteceu naquele país, porque se deu durante o XIII Fórum de Lisboa, que reúne grandes personalidades do mundo jurídico e político do Brasil, de Portugal e outras nações. Foi formalizado pelo presidente nacional da entidade, advogado Beto Simonetti.
Este ano, além da presença de representantes de todos os Tribunais superiores brasileiros, advogados, juristas e magistrados de outros Tribunais, também estão participando do evento os presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Mota (Republicanos-PB), e do Congresso Nacional e Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Conclamação
“Conclamamos todas as lideranças públicas, políticas, institucionais e sociais a participarem desse esforço”, afirmou Simonetti, ao acrescentar que “as autoridades brasileiras precisam desarmar os espíritos”.
Sem citar nomes nem fatos, o presidente da entidade deixou implícitas como causas para a campanha as divergências observadas entre políticos e representantes dos três Poderes da República e a polarização em todos os setores do país, nos últimos anos.
“Não é a divergência que enfraquece uma nação, mas a recusa em transformá-la em diálogo. Quando se escolhem antagonismos onde deveria haver debate, perde-se a chance de construir soluções comuns”, ressaltou Simonetti.
‘Futuro do país’
O presidente da OAB Nacional também afirmou que “a paz se constrói com escuta, civilidade e compromisso com aquilo que é maior do que qualquer interesse individual: o futuro do país”. E pediu pela construção de consensos entre os setores.
“É tempo de buscar consensos em torno de pautas estruturantes, capazes de unir o Brasil em torno de objetivos permanentes: saúde pública de qualidade, educação gratuita e universal, segurança cidadã e combate firme às desigualdades sociais e regionais. Por isso, ao longo dos próximos meses, a OAB encabeçará esse movimento pela pacificação”, anunciou.
Chamamento
De acordo com Simonetti, a campanha consiste numa iniciativa de chamamento de autoridades, população e demais entidades da sociedade civil “ao diálogo, à escuta e à responsabilidade coletiva”.
“Que este Fórum seja o ponto de partida de um compromisso comum: reconstruir, com firmeza e coragem, os caminhos de entendimento que o Brasil tanto precisa. Vamos juntos, de mãos dadas, ‘repacificar’ o país”, frisou.
-Com informações da OAB Nacional