CNJ deve votar na terça-feira resolução sobre uso de IA no Judiciário

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça concluiu a minuta de resolução sobre uso de Inteligência Artificial (IA) no Judiciário e o texto deve ser votado na próxima terça-feira (11/02). O documento estabelece parâmetros a serem obedecidos para utilização da IA pelos tribunais.

Elaborada por um grupo de trabalho coordenado pelo Conselho, a minuta apresenta orientações para o desenvolvimento, a auditoria, o monitoramento e o uso responsável de IA no sistema de Justiça.

Entre os pressupostos estabelecidos está a informação ao usuário quando houver o uso dessas soluções em processos e decisões, além da aplicação de linguagem simples em tais comunicações – um dos pilares da gestão do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso.

Conforme informaram magistrados do CNJ, entre os pontos abordados na resolução, está a previsão de que a participação e a supervisão humana aconteçam em todas as etapas dos ciclos de desenvolvimento e de utilização das soluções técnicas de uso da AI.

O objetivo da regulamentação, conforme destaca o documento, é “assegurar os direitos fundamentais dos cidadãos e cidadãs que acessam o Judiciário, promovendo a inovação tecnológica e a eficiência dos serviços judiciários de modo seguro, transparente, isonômico e ético e preservando a autonomia dos tribunais”.

Grupo técnico

A minuta é resultado de discussões realizadas desde 2023  por um grupo técnico que teve como coordenador o então conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho. Um marco desse debate foi uma audiência pública onde foram debatidos temas como governança, transparência e regulamentação; bem como o uso da IA na tomada de decisões judiciais.

Outras questões tratadas pela mesma equipe são relacionadas à proteção de dados, privacidade e segurança; aplicações práticas e desenvolvimento; desafios éticos e direitos fundamentais; assim como  IA generativa e seus impactos.

Autor

Leia mais

Vista aérea de áreas da Venezuela atacadas pelos EUA nesta sábado (2/1)

Ataque à Venezuela repercute fortemente na Rússia, Irã, Espanha, Colômbia, Cuba e Comunidade Europeia

Há 7 minutos
Nicolas Maduro é capturado por militares dos EUA

Quem é Nicolás Maduro e por que ele é alvo de denúncias internacionais

Há 52 minutos
Lula cabisbaixo e triste com a mão na cabeça

Brasil condena ação militar e reafirma tradição diplomática de defesa da paz

Há 1 hora
eua bombardeiam caracas

EUA lançam ofensiva contra Venezuela e capturam Nicolás Maduro, diz Trump

Há 2 horas
PGR apresenta proposta de resolução sobre equidade de gênero no MP

Em 2026, Paulo Gonet enfrentará temas sensíveis e terá desafios institucionais; Relembre como foi a recondução do PGR ao cargo

Há 16 horas

Moraes autoriza visitas permanentes dos filhos de Bolsonaro na Superintendência da PF

Há 20 horas
Maximum file size: 500 MB