Imagem do aplicativo Meu INSS e logo do INSS

Aplicativo Meu INSS vai notificar vítimas de descontos irregulares

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Com informações da Agência Brasil

Os segurados do INSS que sofreram descontos irregulares vão começar a ser notificados nesta terça-feira (13). O aviso será feito pelo site ou pelo aplicativo “Meu INSS” para cerca de nove milhões de pessoas — ou seja, não haverá ligação ou envio de mensagens por SMS ou e-mail.

A partir de quarta-feira (14), quem receber essa notificação já vai poder, no próprio aplicativo da Previdência, pedir o ressarcimento dos descontos indevidos. A pessoa também pode ligar no número 135 e solicitar a devolução do dinheiro. Segundo o INSS, não vai ser preciso enviar documentos ou novos dados, apenas registrar que não reconhece o desconto apontado.

Então, o instituto reforça o alerta para tomar cuidado com golpes. A comunicação vai ser feita exclusivamente pelo “Meu INSS”. A dica é acessar o aplicativo antecipadamente, para facilitar a chegada das notificações.

Assim que a pessoa solicitar o ressarcimento, o sistema vai cobrar da entidade responsável pelo desconto. Ela vai ter 15 dias para comprovar a regularidade ou devolver o dinheiro ao INSS, que então vai fazer o repasse para a conta do segurado.

A Advocacia-Geral da União pediu à Justiça o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de 12 associações e dirigentes que estariam envolvidos nesses descontos irregulares.

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 2 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 2 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 2 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 2 dias

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB