O Ministro Luiz Fux em luta de jiu-jitsu

Crianças do Complexo da Maré fazem aula de jiu-jitsu com ministro do STF

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Um grupo de crianças e adolescentes do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, viveu uma experiência única na última quinta-feira (24) ao participar de um treino de jiu-jitsu com o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). A atividade, realizada no centro de treinamento da Corte em Brasília, marcou a aproximação entre o alto escalão do Judiciário e comunidades periféricas, promovendo a inclusão social por meio do esporte.

A visita foi resultado de uma iniciativa iniciada no ano passado, quando o ministro Fux conheceu o projeto social desenvolvido no Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) da Maré. Praticante da arte marcial há mais de 50 anos e mestre na modalidade, o ministro não apenas recepcionou o grupo, mas ministrou pessoalmente uma aula, dividindo o tatame com os jovens visitantes.

Integração e aprendizado

“É um grande prazer colaborar com esse projeto da Maré, que não se limita ao jiu-jitsu, mas também à conscientização da educação física e de uma vida saudável”, destacou o ministro durante a atividade. A viagem dos jovens até Brasília foi possível graças ao apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que cedeu um voo para o deslocamento do grupo até a capital federal.

Após o treino, as crianças e adolescentes foram convidados para um almoço no refeitório do STF e, à tarde, tiveram a oportunidade de conhecer outros ministros da Corte no Salão Branco, além de assistirem ao início da sessão plenária. A experiência proporciona a esse público o contato com instituições que normalmente estão distantes de sua realidade cotidiana.

Projeto Geração Maré

O projeto que possibilitou essa interação, denominado Geração Maré, foi criado em dezembro de 2024 pelo tenente-coronel Corbage, em uma parceria entre o 22º Batalhão da PMERJ, o Maré Top Team e a Legião da Boa Vontade (LBV). A iniciativa atende cerca de 120 crianças e adolescentes, além de 40 adultos, oferecendo aulas gratuitas de jiu-jitsu, ginástica e atividades educativas e culturais.

Projetos como esse utilizam o esporte como ferramenta de transformação social, afastando jovens da violência e do tráfico de drogas, realidades presentes em comunidades como o Complexo da Maré. A visita ao STF representa não apenas um momento de lazer e aprendizado, mas também uma expansão de horizontes para esses jovens, mostrando possibilidades além das limitações socioeconômicas que enfrentam diariamente.

Autor

Leia mais

TSE encerra audiências sobre regras eleitorais de 2026

Há 1 dia

Dino dá 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas e fixa regras provisórias

Há 1 dia

Zanin suspende ação que questiona regras da Anvisa sobre publicidade de alimentos e medicamentos

Há 1 dia
Vista aérea de áraea do derramamento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015

STJ define quais as ações sobre derramamento da barragem do Fundão devem ser julgadas pelo TRF 6

Há 1 dia

Sonhos de Trem, a paisagem humana

Há 1 dia

Defesa de Filipe Martins pede revogação de prisão preventiva

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB