Acesso à Justiça para comunidade quilombola fica mais fácil

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça instituiu a Política Judiciária de Atenção às Comunidades Quilombolas para assegurar o acesso à justiça a pessoas que integram as comunidades remanescentes de quilombos no Brasil. 

O texto aprovado durante a 16.ª Sessão Ordinária de 2024 destaca o reconhecimento dos direitos de posse, propriedade e titulação de territórios tradicionais.

A política inclui medidas preventivas de litígios que envolvam as comunidades quilombolas por meio de unidades já existentes na Justiça como as comissões de soluções fundiárias, os centros de conciliação e os laboratórios de inovação.  

Segundo o Ato Normativo, relatado pelo conselheiro do CNJ João Paulo Schoucair, a política deve estimular a atuação articulada com os demais Poderes e com os órgãos gestores das políticas de atenção e regularização fundiária, comitês interinstitucionais, a Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).  

Com a política, está prevista a criação de mecanismo para o monitoramento, em tempo real, do andamento e da solução das ações judiciais envolvendo titulação de territórios e das que tratem sobre crimes praticados contra lideranças e comunidades quilombolas. 

A política também estabelece o levantamento periódico de dados estatísticos sobre essas ações judiciais, com a análise de dados oficiais e dos movimentos sociais organizados, a fim de diagnosticar o grau de acesso à Justiça nacional, regional e local. 

Autor

Leia mais

Julgamento sobre inclusão do recreio na jornada de trabalho de professores é suspenso e deve ser retomado na quinta-feira (13) no STF

Há 4 horas
O Procurador Geral da República Paulo Gonet, reconduzido pelo Senado para a mais dois anos à frente da PGR

Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR em votação apertada e sob pressão política

Há 5 horas
Generais do Exército indicados para STM são aprovados com facilidade em sabatina; nomes seguem agora para o plenário

Generais do Exército indicados para STM são aprovados com facilidade em sabatina; nomes seguem agora para o plenário do Senado

Há 7 horas
Lindbergh Farias e Sostenes Cavacanti, líderes do PT e do PL

PT sinaliza apoio a novo texto do projeto contra o crime organizado, mas oposição insiste em vínculo com terrorismo

Há 7 horas
Julgamento da Ação Penal 2696 -Núcleo 3

STF conclui sustentações orais do núcleo 3 da trama golpista; julgamento será retomado dia 18

Há 7 horas

STF analisa se recreio escolar deve ser computado como jornada de trabalho de professores

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB