TST propõe mutirão para reduzir recursos extraordinários

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Mauricio Godinho Delgado, enviou esta semana a todos os tribunais regionais do Trabalho (TRTs) proposta de cooperação judiciária e administrativa para reduzir a quantidade de recursos extraordinários. A medida visa diminuir o número de pedidos que chegam na vice-presidência para exame e encaminhamento ao Supremo Tribunal Federal. A vice-presidência do TST recebe em média 4,5 mil recursos extraordinários por mês. 

Cabe ao setor avaliar se a pretensão é cabível, a partir de aspectos como a violação direta da Constituição Federal ou a existência de questão constitucional relevante. 

No geral, quando um recurso sobre determinado tema é admitido, e a repercussão geral é reconhecida pelo STF, os demais casos que tratam da mesma matéria ficam suspensos até que se defina a tese. 

Proposta de mutirão

Segundo a proposta, deve ser realizado mutirão de conciliações, com o auxílio de mediadores e conciliadores cedidos pelos regionais, envolvendo processos que estão pendentes desse exame de admissibilidade e que foram retirados da suspensão, em razão do julgamento definitivo de caso com repercussão geral, com tese fixada pelo STF. 

Conforme o ministro Mauricio Godinho Delgado, há a oportunidade de buscar a conciliação nessa fase processual já levando em conta as teses jurídicas fixadas pelo STF e eventuais diferenciais (distinguishing) já reconhecidos no âmbito do próprio STF ou do TST.  

A composição amigável também pode reduzir a necessidade de eventuais retratações (adequação de decisões às teses do STF) e os agravos internos e reclamações. Outra vantagem seria diminuir a movimentação de processos na fase de execução, uma vez que as sentenças seriam cumpridas por acordos líquidos e certos.

Segundo o vice-presidente do TST, a finalidade é racionalizar a gestão dos acervos processuais, com resultados que interessam ao Sistema de Justiça como um todo e, em particular, ao Tribunal Superior do Trabalho e aos TRTs que aderirem à proposta.

Autor

Leia mais

STF julga recurso do INSS contra decisão de 2022 que permitia a escolha da melhor regra para o cálculo da aposentadoria

Há 2 horas
Eduardo Bolsonaro, que pode ser processado por campanha de perseguição contra Alexandre de Moraes

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Há 5 horas

Corregedor de Justiça intima Operador de Registro Civil a prestar informações sobre novo serviço para obtenção de certidões

Há 5 horas
CNJ aposenta juiz que durante anos reteve em casa processos e documentos oficiais

CNJ aposenta juiz que por anos reteve em casa, sem qualquer justificativa, processos e documentos oficiais

Há 5 horas
A imagem mostra um homem usando cigarro eletrônico. A comercialização e fabricação do produto são proibidas pela Anvisa no Brasil.

STF retoma julgamento sobre proibição de cigarros com aditivos pela Anvisa

Há 5 horas

Moraes e Dino votam para tornar Eduardo Bolsonaro réu no STF

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB