• Quem somos
  • Equipe
  • Política de Respeito à Privacidade
  • Fale Conosco
  • Artigos
quinta-feira, julho 3, 2025
HJur Hora Juridica
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Login
  • STF
  • Hora do Cafezinho
  • Palavra de Especialista
  • OAB
  • Congresso Nacional
  • Artigos
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
HJUR Hora Jurídica
Sem Resultados
Ver todos os Resultados

STJ promove fórum de inovação e tecnologia em Foz do Iguaçu

Da Redação Por Da Redação
8 de maio de 2025
no CNJ
0
Mesa de trabalho do Fórum de Inovação e Tecnologia do CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove uma semana dedicada à inovação tecnológica no Judiciário em Foz do Iguaçu (PR). A cidade paranaense sedia simultaneamente o FestLabs Sul, nos dias 8 e 9 de maio, e a segunda edição regional da Caravana Conecta e RenovaJud, que reuniu representantes de 12 tribunais da região Sul nesta quarta-feira (7/5). As iniciativas fazem parte do esforço contínuo para acelerar a transformação digital da Justiça brasileira.

A Caravana Conecta e RenovaJud, realizada pelo CNJ nesta quarta-feira, é uma iniciativa do Programa Justiça 4.0, parceria entre o Conselho e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que busca a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro.

LEIA TAMBÉM

CNJ aprova ato que uniformiza avaliação para concessão de benefício a pessoas com deficiência na Justiça

CNJ mantém condenação de juiz por praticar assédio moral contra servidores

Durante o encontro, foram apresentados 12 projetos tecnológicos de Inteligência Artificial (IA) que trazem agilidade e inovação para o Judiciário. Além de promover o compartilhamento de boas práticas e proporcionar um ambiente de cooperação entre os tribunais, o objetivo é mapear iniciativas que possam ser replicadas e nacionalizadas no Portal Jus.br, bem como atualizar a lista de iniciativas presentes no RenovaJud.

Na solenidade de abertura da Caravana, a conselheira do CNJ Daniela Madeira ressaltou a importância da colaboração dos tribunais. “Nós estamos aqui para ouvir o que os tribunais estão fazendo na região Sul a nível de IA e de inovação tecnológica. O nosso principal objetivo é conectar os tribunais, para que trabalhem uns com os outros e possam utilizar o que os outros estão desenvolvendo. Os tribunais são os primeiros vetores de mudança”, afirmou.

O juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do Justiça 4.0, Alexandre Libonati, salientou a importância do repositório Data Lake no desenvolvimento de soluções inovadoras para o Judiciário. “Todos os dados do país estão disponíveis no Data Lake, que está 100% operacional. Este evento é um pontapé inicial para que possamos trabalhar em rede e uma oportunidade para os tribunais conhecerem o que pode ser replicado”, destacou.

Entre as inovações apresentadas no evento, destacam-se: um banco de robôs com diversas funções disponível na intranet de um tribunal; a ferramenta “Plantão+”, que auxilia juízes na busca e uso de modelos de decisões judiciais nos plantões; a IA “E-menta” para redigir ementas; o assistente “Galileu” para elaboração de minutas de relatórios de sentenças; e a solução “Gralha”, que transforma textos complexos em linguagem simples. Todas estas iniciativas foram desenvolvidas pelos Laboratórios de Inovação dos tribunais – espaços dedicados à experimentação e ao desenvolvimento de práticas inovadoras, estimulando a criatividade, a gestão sustentável e a modernização das práticas judiciais.

Os projetos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente os de número 9 (inovação e infraestrutura), 10 (redução das desigualdades) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

Dando continuidade à semana de inovação, o FestLabs Sul acontece nos dias 8 e 9 de maio. O festival, alinhado à Resolução 395/2021 do CNJ, que instituiu o Plano Nacional de Inovação do Poder Judiciário, reúne magistrados, servidores, especialistas e representantes da sociedade civil em um ambiente voltado ao enfrentamento dos desafios específicos da Região Sul.

O 1º FestLabs Sul, promovido pelo CNJ em parceria com os tribunais do Paraná, é um encontro dedicado à inovação, criatividade e troca de experiências entre os Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário da região Sul. O intuito é fortalecer a colaboração entre tribunais, impulsionar projetos inovadores e promover soluções que aproximem a Justiça da sociedade. A programação inclui oficinas, exposições e palestras com foco na valorização dos laboratórios de inovação e na difusão de boas práticas entre tribunais. O evento contará com apresentações sobre o Portal Jus.Br e outras iniciativas tecnológicas apoiadas pelo Programa Justiça 4.0.

As próximas edições da Caravana Conecta e RenovaJud, seguidas de FestLabs regionais, acontecerão no Centro-Oeste (12 e 13 de junho, em Cuiabá) e no Sudeste (21 e 22 de agosto, em Belo Horizonte). Belém (PA) sediará em setembro a 5ª edição nacional do FestLabs.

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o CNJ e o Pnud, com apoio do Conselho da Justiça Federal, do STJ, do TST, do CSJT e do TSE. Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de justiça.

O CNJ também apresentou recentemente novos painéis estatísticos que subsidiam a gestão processual, destacando-se o Mapa Nacional do Tribunal do Júri, o Painel INSS sobre temas previdenciários, e o painel sobre violência doméstica, que inclui filtros para acompanhar a tramitação de medidas protetivas de urgência.

A diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ), Gabriela Moreira, exemplificou a aplicação prática dos dados, mostrando que o tempo médio para análise de medidas protetivas caiu de 14 dias em 2020 para 4 dias nos últimos 12 meses, embora ainda acima do prazo legal de 48 horas.

Autor

  • Da Redação
    Da Redação

Post Views: 41
Tags: fórum de foz do iguaçuinovaçãoTecnologia

Relacionados Posts

CNJ uniformiza avaliação para benefício a pessoas com deficiência na Justiça.
CNJ

CNJ aprova ato que uniformiza avaliação para concessão de benefício a pessoas com deficiência na Justiça

3 de julho de 2025
CNJ mantém condenação de juíz por praticar assédio moral contra servidores
CNJ

CNJ mantém condenação de juiz por praticar assédio moral contra servidores

3 de julho de 2025
CNJ proíbe coincidência de datas entre concursos para magistratura e cartórios
CNJ

CNJ passa a proibir coincidência de datas entre concursos para a magistratura e para cartórios

2 de julho de 2025
Executivos federal, estadual e municipal recuperaram R$ 56 bi em títulos protestados
CNJ

CNJ divulga que Executivos federal, estadual e municipal recuperaram R$ 56 bi em títulos protestados

1 de julho de 2025
A foto mostra uma cela de presídio trancada com cadeado.
CNJ

Começou hoje mutirão para revisar condenações por porte de maconha após decisão do STF

30 de junho de 2025
A foto mostra o presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, participando da abertura do Judiciário Sustentável.
CNJ

Barroso destaca sustentabilidade como valor transversal durante abertura do Judiciário Sustentável

30 de junho de 2025
Próximo Post
imagem de homens amontoados em uma cela suerlotada

Pena Justa: plano nacional de reforma do sistema carcerário avança nos estados

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS POPULARES

Sem conteúdo disponível

ESCOLHIDAS PELO EDITOR

Barroso abre sessão plenária do STF com desabafo sobre explosões na Praça dos Três Poderes

14 de novembro de 2024
Prédio do INSS

Turma Regional de Uniformização da 4ª Região flexibiliza critério de segurado de baixa renda para conceder auxílio-reclusão

7 de maio de 2025
Imagem do martelo utilizado por juízes ao prolatar sentença

STF: MAIS DE 90% DOS RECURSOS SÃO BARRADOS

20 de maio de 2025
Com 3 indicações ao OSCAR, o Brasil pode ganhar em 2025

Com 3 indicações ao OSCAR, o Brasil pode ganhar em 2025

24 de janeiro de 2025

Sobre

Hora Jurídica Serviços de Informação e Tecnologia Ltda. - CNPJ 58.084.027/0001-90, sediado no Setor Hoteleiro Norte, Quadra 1, lote “A”, sala 220- Ed. Lê Quartier, CEP:70.077-000 - Asa Norte - Brasília-DF


Contato: 61 99173-8893

Siga-nos

  • Home Page 1
  • Home Page 2
  • Purchase JNews
  • Intro Page
  • JNews Demos
  • Contact Us

© 2025 Todos direitos reservados | HJUR Hora Jurídica

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • STF
  • Hora do Cafezinho
  • Palavra de Especialista
  • OAB
  • Congresso Nacional
  • Artigos

© 2025 Todos direitos reservados | HJUR Hora Jurídica