Dino dá prazo ao MEC para transparência de emendas às universidades

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, fixou neste domingo (12/01) um prazo de 30 dias para que os órgãos de controles e o Ministério da Educação criem normas de transparência para o uso de emendas parlamentares federais destinadas a universidades e suas fundações. A decisão foi tomada no âmbito da ADPF nº 854.

Conforme o ministro, há um número significativo de fundações de apoio a universidades, que, por intermédio de contratações de Ongs sem critérios objetivos, têm servido como instrumentos para repasses desses recursos.

Segundo o despacho, a medida leva em conta a necessidade de transparência e de rastreabilidade do dinheiro público. A decisão vem após o ministro determinar a suspensão de repasses de emendas para 13 organizações não governamentais (ONGs) que não apresentaram requisitos de transparência dos recursos recebidos.

Entre as entidades estava a União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), que é uma instituição filantrópica que compõe a Rede Marista. A entidade é mantedora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na semana passada, ela prestou informações ao STF e Dino determinou a exclusão da instituição da lista de suspensão de recursos.

Além do MEC, Flávio Dino determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) providenciem a regularização normas.

Autor

Leia mais

CNJ recebe segunda denúncia de assédio sexual contra ministro do STJ

Há 6 minutos
paisagem amazônica retrata rios e matas brasilerias

STF convoca audiência para discutir plano de redução do desmatamento na Amazônia

Há 14 minutos
Balança e martelo da Justiça

TRF 5 condena réus acusados por estelionato majorado durante pandemia da Covid, na Paraíba

Há 23 minutos

Norma coletiva pode excluir cafezinho da jornada, mas não troca de uniforme

Há 41 minutos
Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 3 horas

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB