Pessoa portadora de deficiência entrando em carro adaptado

Redução de IPI para PCD não exige restrição na CNH

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que a Lei 8.989/1995, que dispõe sobre redução e isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de carro não exige o registro de restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas com deficiência.

Ao julgar o  recurso especial (Resp) Nº 2.185.814 sobre o tema na 2ª Turma da Corte, os ministros integrantes do colegiado consideraram que a interpretação da norma deve priorizar sua finalidade social de promover a inclusão desse grupo de pessoas. 

Dessa forma, o julgamento decidiu pelo provimento de recurso ajuizado por um homem com visão monocular que teve negado seu pedido de benefício fiscal para compra de um veículo novo.

Falta de respaldo

O homem impetrou mandado de segurança para obter o benefício fiscal na compra do carro, sob o argumento de que a exigência de CNH com restrições específicas não tem respaldo legal. Também pediu a impugnação do entendimento da Receita Federal de que pessoas com visão monocular não teriam direito à isenção.  Alegou que a Lei 14.126/2021 reconhece essa condição como deficiência para todos os efeitos legais.

Mas o pedido foi rejeitado em primeira instância e também no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ao recorrer ao STJ, ele afirmou, por meio dos seus advogados, que a exigência imposta pelo TRF4 “amplia indevidamente os requisitos legais e viola o princípio da legalidade estrita aplicável às hipóteses de isenção tributária”.

O relator do recurso no STJ, ministro Afrânio Vilela, afirmou que a Lei 8.989/1995 garante a isenção do IPI na compra de veículos por pessoas com deficiência – física, visual, auditiva ou mental, severa ou profunda. E, também,  por pessoas com transtorno do espectro autista. 

Segundo o ministro, a norma é clara ao delimitar de forma objetiva quem tem direito ao benefício, sem exigir que a CNH contenha restrições ou que o veículo adquirido seja adaptado.

Administração tributária

Vilela ressaltou que a atuação da administração tributária deve se pautar pelo princípio da legalidade, o que impede a imposição de exigências não previstas expressamente em lei. Por isso, afirmou que a análise do direito à isenção deve se restringir aos critérios estabelecidos na própria Lei 8.989/1995, sendo indevida qualquer ampliação interpretativa, como condicionar o benefício à existência de restrições na CNH ou à adaptação do veículo.

No caso em análise, o magistrado observou que o TRF4 negou a isenção com base no fato de o contribuinte possuir CNH sem restrições, interpretando isso como indicativo de ausência de deficiência severa ou profunda. 

O relator, entretanto, rejeitou esse entendimento, por considerar que cria uma exigência não prevista na legislação e desvirtua o propósito da norma, que exige apenas a comprovação da deficiência para a concessão do benefício fiscal.

O ministro também apontou que o TRF4 negou o pedido baseado no princípio da especialidade, ao interpretar que a Lei 14.126/2021 – embora reconheça a visão monocular como deficiência “para todos os efeitos legais” – não teria alterado de forma expressa os critérios estabelecidos na Lei 8.989/1995 para a concessão da isenção de IPI. 

Mas Vilela afastou esse entendimento, afirmando que a revogação expressa do parágrafo 2º do artigo 1º pela Lei 14.287/2021 retirou do ordenamento jurídico as exigências de acuidade visual mínima ou de campo visual reduzido, não havendo mais fundamento legal para restringir o direito à isenção com base nesses critérios.

“Com a comprovação da visão monocular do recorrente, entendo estar devidamente demonstrada a condição de pessoa com deficiência visual, necessária para a concessão do benefício”,enfatizou o ministro, cujo voto foi para dar provimento ao recurso. O voto de Vilela foi acompanhado por todos os ministros da Turma.

Autor

Leia mais

PM agride cidadão de pele preta em São Paulo

Relatório revela que 86% das vítimas da violência policial em 2024 eram negras

Há 9 horas
O PResidente da República Luis Inácio Lula da silva discursa na abertura da Cúpula de chefes de Estado

Lula recebe líderes mundiais para a Cúpula de Líderes da COP30 em Belém

Há 9 horas
Paulo Frateschi, ex-presidente do PT, assassinado pelo filho em surto psicótico

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em surto

Há 9 horas

Tributo não regulamentado há 35 anos poderia arrecadar R$ 40 bilhões por ano, decide STF

Há 10 horas

Moraes preside STF pela primeira vez e brinca: ‘Estou me acostumando já’

Há 11 horas
Ministro Cristiano Zanin Martins, do STF. durante sessão

STF adia julgamento sobre obrigatoriedade de inscrição na OAB para advocacia pública

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB