STF declara inconstitucional lei do DF que autoriza ensino domiciliar

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por unanimidade de votos, o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional a lei distrital que criou o ensino domiciliar no Distrito Federal — também chamada homeschooling. A legislação autorizava, mediante critérios específicos, que alunos pudessem estudar de casa a partir de aulas proferidas pelos pais ou outros tutores, mediante a realização de provas a serem aplicadas em datas estabelecidas.

O STF considerou que apenas uma legislação federal pode estabelecer essa modalidade de ensino no país. De caráter muito polêmico e inclusive objeto de projeto de lei sobre o tema em tramitação no Congresso Nacional, a matéria tem sido desde 2020 objeto de posições contrárias por parte de muitos setores.

Especialistas em educação acreditam que tal medida tende a ampliar a evasão escolar e a reduzir a aprendizagem entre os alunos. Por outro lado, o assunto tem sido objeto de mobilizações de muitos pais que preferem ensinar os filhos por conta própria em casa.

A decisão foi homologada durante julgamento virtual, pela 1ª Turma do STF, do  Recurso Extraordinário (RE) 1492951. O relator, ministro Flávio Dino, lembrou decisão do plenário do Supremo, de 2018, que estabeleceu que o ensino domiciliar só pode ser criado e regulamentado pelo Congresso Nacional, por meio de lei federal. 

Por isso, de acordo com ele, “qualquer legislação municipal, estadual ou distrital que o adote será inconstitucional, por invadir a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação”.  Na decisão em que negou o recurso do governo do Distrito Federal, Dino destacou que a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que declarou a norma inconstitucional está alinhada à jurisprudência do Supremo e, portanto, não há como ser contestada.

 

Autor

Leia mais

TSE encerra audiências sobre regras eleitorais de 2026

Há 2 dias

Dino dá 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas e fixa regras provisórias

Há 2 dias

Zanin suspende ação que questiona regras da Anvisa sobre publicidade de alimentos e medicamentos

Há 2 dias
Vista aérea de áraea do derramamento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015

STJ define quais as ações sobre derramamento da barragem do Fundão devem ser julgadas pelo TRF 6

Há 2 dias

Sonhos de Trem, a paisagem humana

Há 2 dias

Defesa de Filipe Martins pede revogação de prisão preventiva

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB