Zanin quer informações sobre o “vale-peru” concedido pelo TJMT

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Cristiano Zanin Martins, do Supremo Tribunal Federal, pediu informações à administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) sobre o aumento do pagamento de auxílio-alimentação feito a magistrados e servidores da Corte, especialmente no mês de dezembro. No valor de R$10 mil, o montante foi justificado como um bônus de fim de ano e passou a ser chamado de “vale-peru”.

O bônus foi vetado dias depois pelo Conselho Nacional de Justiça com a devida devolução do dinheiro e desconto nos contracheques subsequentes – mediante prestações de cerca de R$ 500. Além disso, foi aberto um processo administrativo para apurar o caso junto ao CNJ. 

Mas como Zanin é relator, no âmbito do STF, de ação que investiga esquema de venda de decisões judiciais e trocas de favores entre magistrados do TJMT – envolvendo, inclusive, servidores do Superior Tribunal de Justiça, ele considerou importante também solicitar dados sobre o episódio.

O magistrado estabeleceu prazo de cinco dias para que o presidente do TJMT,  desembargador José Zuquim Nogueira, e o corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, encaminhem as informações que possuem.

Entenda o caso

A questão do “bonus-peru” ou “vale-peru” chegou ao STF quando o presidente do Observatório Social de Mato Grosso, Pedro Daniel Valim, ajuizou uma ação na Corte Suprema contestando o pagamento do auxílio. 

No dia 23 de dezembro de 2024, durante o recesso do Poder Judiciário, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que estava no plantão, rejeitou o pedido de suspensão do benefício, sob o argumento de que o CNJ já o havia suspendido.

Mas o processo continua tramitando e sua relatoria ficou com o ministro Zanin Martins. O pedido feito por Zanin foi publicado no último sábado (01/02), no Diário da Justiça Eletrônio (DJe).

  •  
  •  

Autor

Leia mais

A foto mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Defesa de Bolsonaro pede autorização urgente para cirurgia e reforça pedido de prisão domiciliar

Há 1 hora
Mulher atrás de uma porta de vidro de costas, com a mão para a frente tentando impedir uma violência

Em caso de violência doméstica contra a mulher, dano moral é considerado presumido, decide STJ

Há 1 hora
Deputado Mendonça Filho, relator da PEC da Segurança Pública

Advocacia se posiciona contra redução da maioridade penal; PEC da Segurança deve ser votada nesta terça

Há 2 horas
TRF 5 mantém suspensa taxa de entrada em Jericoacoara (CE)

TRF 5 nega recurso e mantém suspensão de taxa para entrada de pessoas à Vila de Jericoacoara (CE)

Há 4 horas
mulher coloca fita vermelha que simbiliza HIV na blusa

Justiça Federal garante BPC a mulher vivendo com HIV em situação de vulnerabilidade no RS

Há 4 horas
Audiência no Senado mostrou que tramitação do novo Código Civil não será fácil

Tramitação do novo Código Civil já mostra que não será fácil; PL é alvo de divergências entre magistrados, advogados e juristas

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB