Estados e municípios podem editar normas de licenciamento ambiental

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que estados e municípios têm competência para editar normas que complementem a lista de atividades sujeitas ao licenciamento ambiental. A decisão foi tomada pela 1ª Turma na sessão desta terça-feira (12/11), no julgamento do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1514669, que envolveu uma denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) contra donos de uma oficina mecânica que operavam sem a licença ambiental necessária.

O caso se baseia em uma resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema-RS) que inclui oficinas mecânicas entre as atividades que exigem licenciamento. O MPRS alegou que o funcionamento sem a licença seria um crime ambiental, conforme o artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998).

No entanto, a Justiça estadual rejeitou a denúncia, alegando que uma resolução em vigor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) não exige o licenciamento para esse tipo de atividade. Diante disso, o Ministério Público recorreu ao STF.

Durante o julgamento, o ministro Cristiano Zanin, relator da ação, destacou que normas gerais que tipificam crimes, conhecidas como “norma penal em branco”, podem ser complementadas por legislações estaduais ou municipais. 

De acordo com o STF, a União, os estados e os municípios possuem competência na proteção do meio ambiente, permitindo que estados e municípios regulamentem de forma mais detalhada e específica as atividades que precisam de licenciamento ambiental. Com isso, o caso foi devolvido à Justiça do Rio Grande do Sul, que agora deve analisar novamente a denúncia, levando em consideração a possibilidade de licenciamento ambiental local.

Autor

Leia mais

Ministros reunidos no plenário da 4ª Turma do STJ

Clima de silêncio, constrangimento e falta de quórum durante sessão da 4ª Turma do STJ, em função de Buzzi

Há 29 minutos

CNJ aprova criação do Estatuto da Magistratura Brasileira Interamericana

Há 49 minutos

STF determina novas medidas para combater desmatamento na Amazônia Legal

Há 60 minutos
Ministro Marco Buzzi, do STJ

Ministro Marco Aurélio Buzzi, do STJ, é afastado do cargo até fim das investigações sobre denúncias de cunho sexual

Há 3 horas
Procurador-geral da República, Paulo Gonet

Parecer da PGR é favorável a que ações de pejotização sejam julgadas pela Justiça Comum e não Justiça do Trabalho

Há 4 horas

STM mantém condenação de ex-tenente por maus-tratos com sequelas graves durante treinamento militar

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB