A foto mostra agentes da Polícia Federal em uma operação.

Overclean: PF realiza quarta da operação contra desvio de emendas na Bahia e deputado federal é um dos alvos

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Carolina Villela

A Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal deflagraram nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean contra uma organização criminosa suspeita de desviar recursos milionários de emendas parlamentares destinadas a três municípios baianos. A PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga.

Um dos alvos da operação é o deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA). Há indícios de que o assessor do parlamentar tenha atuado como operador financeiro do esquema. Além disso, três servidores públicos foram afastados cautelarmente de suas funções.

Os mandados judiciais foram autorizados pelo relator das investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Kássio Nunes Marques.

Esquema de desvio milionário de emendas

O esquema investigado teria atuado entre 2021 e 2024 nos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, manipulando a liberação de recursos federais mediante pagamento de propina. O grupo teria atuado na manipulação de licitações públicas, direcionando contratos para empresas específicas em troca de vantagens financeiras.

Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

Deputado investigado nega envolvimento

Por meio de nota enviada ao HJur, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), afirmou que foi “surpreendido ao ser apontado como alvo de uma nova etapa da Operação Overclean”, deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal.

Félix Mendonça negou que ele ou qualquer assessor do seu gabinete tenham cometido irregularidade no envio de emendas parlamentares para municípios baianos, sejam os citados na operação ou qualquer outro.

O deputado ressalta que as emendas para custeio ou investimentos nos municípios são solicitadas por prefeitos ou lideranças, sendo esperado que os recursos sejam aplicados de forma lícita, com a obtenção de ganho exclusivamente político.

O deputado diz ainda que “sempre atuou na vida pública com correção, ética e seriedade e que está colaborando com as investigações para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos o mais rápido possível”.

Autor

Leia mais

Flávio Dino cobra União e São Paulo informações sobre multas ambientais e recuperação de áreas degradadas

Há 5 minutos
TJSP nega recurso da Tok&Stok que acusou empresa de violar Lei de Propriedade Industrial

TJSP rejeita ação da Tok&Stok contra Tok House por suposta violação de marca

Há 12 minutos
Juiz condena Marçal a indenizar Tábata por calúnia nas eleições 2024

Juiz condena Pablo Marçal a indenizar Tábata Amaral pelo crime de difamação eleitoral

Há 36 minutos

STJ autoriza dedução de contribuições extraordinárias a fundos de pensão no IR

Há 53 minutos
plenária COP30

COP 30: segunda semana começa com menos de 1/4 do dinheiro necessário para o financiamento climático

Há 11 horas
o ultradireitista José Antonio Kaste acandidata do Partido Comunista Jeannette Jara e

Comunista e ultradireitista disputarão segundo turno da eleição presidencial no Chile

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB