STF valida lei das ZPEs

 

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal validou a lei 14.184/21, que alterou o marco regulatório das ZPEs – Zonas de Processamento de Exportação, e eliminou o requisito de exportação mínima de 80% da receita bruta.  A decisão autoriza empresas localizadas nessas zonas de processamento a vender toda a sua produção no mercado interno. Na ação(ADI 7174), proposta pelo Republicanos, o partido alegou que a lei é inconstitucional por violar os princípios da isonomia tributária, livre concorrência e uniformidade geográfica. Afirmou também que a eliminação do compromisso mínimo de exportação desvirtua a finalidade das ZPEs, concedendo vantagens fiscais injustas às empresas nelas instaladas e promovendo um “desvio de finalidade”, ao permitir que empresas comercializem exclusivamente no mercado interno com incentivos fiscais.

Ao validar a lei, o relator, ministro Nunes Marques, ressaltou que o processo legislativo seguiu os ritos constitucionais, com ampla discussão no Congresso, e que as alterações tiveram o objetivo modernizar a norma e promover o desenvolvimento econômico.

LEIA TAMBÉM

“Não cabe ao Poder Judiciário se imiscuir nas prerrogativas do Executivo e Legislativo. A legislação busca harmonizar os princípios constitucionais em prol do desenvolvimento nacional e redução das desigualdades regionais. As alterações implementadas no marco regulatório vinculam-se à opção do legislador infraconstitucional no estabelecimento e gerenciamento de política pública relacionada ao comércio exterior”, afirmou.

O ministro afirmou, ainda, que “ao contrário do que sustenta o postulante, a criação do regime especial não decorre de interesse setorial, mas, sim, da autorização constitucional atinente à promoção do equilíbrio do desenvolvimento socioeconômico entre as diferentes regiões do país”. 

Nunes Marques também destacou que as empresas em ZPEs continuam submetidas a controles rigorosos e que há compensação das isenções fiscais quando os produtos são destinados ao mercado interno.

O que são ZPEs

As Zonas de Processamento de Exportação são áreas delimitadas dentro de um país que oferecem incentivos fiscais, cambiais e administrativos às empresas instaladas. O objetivo é fomentar a produção voltada principalmente para exportação.

lei 14.184/21 surgiu a partir da MP 1033/21, que visava modernizar o marco legal das ZPEs e flexibilizar as regras para empresas exportadoras de oxigênio medicinal durante a pandemia de Covid-19. 

 

 
 
 
 
 
 
 

Autor

Relacionados Posts

Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS POPULARES

Sem conteúdo disponível

ESCOLHIDAS PELO EDITOR

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Maximum file size: 2 MB