STF forma maioria para declarar inconstitucionais leis estaduais que reduzem ICMS de cervejas

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para invalidar leis estaduais de Goiás e Pernambuco que reduziram a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de bebidas alcoólicas com um percentual mínimo de fécula de mandioca em sua composição. O julgamento ocorre no plenário virtual. 

Nas ADis 7371 e 7372, a Associação Brasileira de Bebidas alegou que as leis são inconstitucionais e que o benefício fiscal foi concedido sem estimativa do impacto orçamentário. A Abrabe afirmou ainda que a concessão foi instituída de forma unilateral, contrariando a norma que prevê a celebração de convênio no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para esta finalidade. Além disso, argumenta que a medida afronta os artigos 150 e 170 da Constituição Federal ao estabelecer condições tributárias desiguais para contribuintes em situação equivalente. 

Fécula de mandioca

ADI 7371 questiona lei do estado de Goiás que estabeleceu alíquota 12% de ICMS nas operações internas com cervejas que contenham, no mínimo, 16% de fécula de mandioca em sua composição.  

A ADI 7372 contesta lei do estado de Pernambuco que reduziu para 18% a alíquota do tributo nas operações internas ou de importação com cervejas em embalagem retornável com, ao menos, 20% de fécula de mandioca em sua composição. 

Voto do relator

O relator das duas ações é o ministro Edson Fachin, que julgou os pedidos procedentes e declarou a inconstitucionalidade das leis estaduais de Goiás e Pernambuco.  No voto, o ministro ressaltou que o plenário do STF já anulou normas estaduais de conteúdo idêntico e que a norma em questão acarreta desigualdade inconstitucional e desequilíbrio concorrencial.

Até agora, acompanharam o relator, os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, André Mendonça, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes.  Os votos podem ser apresentados até às 23h59 desta sexta – feira (04/10). 

Com informações do STF.

 

Autor

Leia mais

marco buzzi, ministro do STJ acusado de assédio sexual

Ministro do STJ processado por assédio sexual ganhava mais do que o teto constitucional

Há 3 minutos
Cão Orelha

MP vai investigar comportamento do delegado-geral de SC no caso do Cão Orelha

Há 10 minutos
Davi Alcolumbre, presidente do Senado

Alcolumbre adia decisão sobre CPI do Master e negocia com o Planalto em ano eleitoral

Há 14 minutos
Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 11 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 12 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB