O Superior Tribunal de Justiça lança, nesta terça-feira (11/02), seu novo programa de inteligência artificial generativa, intitulado ‘STJ Logos’. O lançamento será feito durante solenidade programada para às 10h, no Salão Nobre do Tribunal. Ministros da Corte e técnicos envolvidos no trabalho explicaram que o objetivo da inovação é facilitar a execução de tarefas complexas, otimizando o tempo dedicado à elaboração de conteúdos judiciais.
“O STJ Logos representa um avanço em relação aos modelos de IA treinados para a execução de tarefas simples. Agora, com a IA generativa, é possível executar tarefas complexas como a geração de minutas de relatórios de decisões e análise de admissibilidades de Agravos em Recurso Especial (AREsp)”, enfatiza documento sobre o novo sistema.
O nome STJ Logos, de acordo com os desenvolvedores do programa, remete à ideia de “razão”, “discurso” e “inteligência”, de modo a “mostrar a essência da ferramenta como um mecanismo orientador, capaz de oferecer soluções inteligentes para apoiar o trabalho dos gabinetes”.
A expectativa do Tribunal é de que a ferramenta contribua de forma significativa para aumentar a produtividade e reduzir o acervo de processos em tramitação no STJ. No início de 2025, o Tribunal enfrentava um acervo de quase 360 mil processos. Durante a abertura do ano judiciário, o presidente da Corte, ministro Herman Benjamin, destacou que a utilização de IA para apoiar a atividade jurisdicional deve se expandir, e que os novos projetos na área tecnológica receberão “máxima prioridade”.