Fachada da sede do INSS

STJ pode mudar cálculo de benefício atrasado do INSS

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Aposentados e pensionistas de todo o Brasil poderão ser beneficiados nos próximos julgamentos do Superior Tribunal de Justiça, dentro do rito dos recursos repetitivos, que permitem que uma decisão passe a ser adotada por todos os tribunais. É que diante de um recurso referente ao Instituto Nacional do Seguro Social, esta semana, a relatora do caso, ministra Maria Thereza de Assis Moura, sugeriu que valores atrasados do INSS a beneficiários devem ser pagos a partir da citação feita e não após  julgamento.

O caso em questão diz respeito a situações em que o segurado pede um benefício previdenciário, mas o pedido é negado pela falta de apresentação da documentação mínima. A pessoa entra na Justiça para conseguir a garantia dos seus direitos. Quando há a decisão, mesmo que seja considerado que o jurisdicionado tem o direito, o pedido administrativo foi prescrito por falta de provas e o INSS vai ter de iniciar um novo procedimento para que ele passe a receber.

Na prática, um dos objetivos do recurso é discutir se há interesse de agir nos casos em que o documento novo — apresentado apenas em juízo — já estava disponível no momento do requerimento ao INSS, mas não foi juntado pelo segurado. 

A tese da relatora é de que “os benefícios previdenciários, reconhecidos ou revisados por decisão judicial, devem ter como termo inicial de pagamento a data da citação do INSS”, conforme ela destacou no seu voto. Mas a questão ainda suscita debates diversos, inclusive entre advogados especializados em direito previdenciário. 

O julgamento foi suspenso em função de um pedido de vistas, feito pelo ministro Paulo Sérgio Domingues. E o retorno da matéria aos autos está sendo aguardada com expectativa. Conforme dados do próprio STJ, existem milhares de ações sobre o tema tramitando nos Juizados Especiais Federais, em todo o Brasil. A tese proposta pela ministra relatora foi apresentada durante sessão da 1ª Seção da Corte. 

 

Autor

Leia mais

Mesa diretora do senado, tendo à frente o senador davi alcolumbre

Senado aprova PL da dosimetria, que segue para sanção ou veto presidencial

Há 5 horas
A foto mostra a fachada do INSS em Brasília.

Justiça bloqueia R$ 500 milhões de investigado por fraude contra aposentados do INSS

Há 9 horas
A foto mostra os danos causados na tornozeleira usada por Bolsonaro. É um dispositivo preto com marcas de solda.

Perícia da PF confirma tentativa de violação em tornozeleira de Bolsonaro

Há 10 horas
Dark Bets

Operação Dark Bet desarticula organização suspeita de tráfico internacional de brasileiros

Há 10 horas
Ministro Flávio Dino

Dino determina auditoria sobre emendas do Dnocs e monitora transparência

Há 10 horas
A foto mostra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro. Ele é um homem branco, calvo com olhos claros.

Defesa de Eduardo Bolsonaro pede rejeição de denúncia por crime continuado

Há 10 horas
Maximum file size: 500 MB