Por Carolina Villela e Hylda Cavalcanti
O clima entre os ministros que integram a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que foi formada maioria para a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e outros crimes na AP 2668, ficou bem mais ameno e leve.
A ministra Cármen Lúcia e o ministro Alexandre de Moraes conversaram um no ouvido do outro, de forma reservada, em alguns momentos, logo após ela ter concluído todo o seu voto. Nesta fase, está sendo proferido o último voto para o encerramento do julgamento, o do ministro Cristiano Zanin Martins.
Cármen Lúcia chegou a trocar risadas com Moraes. A magistrada, inclusive, já entrou no plenário com uma expressão tranquila e demonstrando bom humor, embora com pitadas de ironia em algumas das suas falas. Ela cumprimentou o público em geral com a cabeça por três vezes.
Outra novidade é a presença do ministro Gilmar Mendes, decano do Tribunal, na sessão. Mendes não é integrante da 1ª Turma, mas decidiu ir até lá e está acompanhando presencialmente todo o julgamento.
— Com colaboração de Hylda Cavalcanti