STF discute se a Justiça Federal pode julgar violação de sigilo de dados

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal começou a analisar o Recurso Extraordinário (RE) 606881, proposto pelo Ministério Público Federal, que discute a competência da Justiça Federal para processar e julgar ações penais ajuizadas por suposta interceptação de dados de sistemas da administração pública federal.

No caso em análise, o MPF questionou o acórdão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que, em Habeas Corpus, considerou a Justiça Federal incompetente para julgar a questão e declarou a nulidade dos atos decisórios da respectiva ação penal.

No seu voto, o relator, ministro Luiz Fux, afirmou que, desde 2 de junho de 2020, quando julgou o pedido prejudicado, não foi possível identificar nenhum outro recurso sobre a matéria suspenso ou parado no país. Neste cenário, segundo Fux, não há mais como se reconhecer a repercussão geral da matéria constitucional. “Por óbvio, não há elementos para a caracterização de questão jurídica, econômica, política ou social que ultrapasse os interesses subjetivos do processo paradigma”,afirmou. 

Fux reforçou que o plenário do STF pode rever decisão tomada anteriormente sobre a repercussão geral de um determinado tema quando o mérito ainda não tiver sido julgado, conforme previsto no regimento interno da Corte. Diante disso, o ministro propôs a revisão e o cancelamento da repercussão geral reconhecida pelo Supremo. “Ante a inexistência, demonstrada nestes autos, de outros recursos sobre a matéria, penso estarmos justamente diante de caso em que a revisão do reconhecimento da repercussão geral se impõe”, concluiu.

O julgamento, no plenário virtual, vai até o dia 06/12. Já acompanharam o relator, até o momento, os ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. 

Autor

Leia mais

Justiça absolve homem que mentiu em currículo para conseguir emprego

Há 7 minutos
Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Proposta que reduz jornada de trabalho para 36 horas avança na Câmara dos Deputados

Há 27 minutos

Prescrição por demora na citação não gera cobrança de honorários advocatícios

Há 1 hora
marco buzzi, ministro do STJ acusado de assédio sexual

CNJ colhe novo depoimento e abre reclamação disciplinar contra ministro do STJ

Há 5 horas
imagem mostra cédulas, em ilustração para as atividades da economia

Liminar veda cobrança de IR sobre dividendos de empresa do Simples Nacional

Há 5 horas
painel mostra indicadores do mercado financeiro

Dólar recua ao menor nível em quase dois anos, bolsa bate recorde e juros caem com impulso externo

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB