2º turno: 33,9 milhões poderão votar em 51 municípios
São 15 capitais e outras 36 cidades com mais de 200 mil eleitores.

Urna eletrônica - Foto: reprodução internet
O 2º turno das eleições municipais acontece neste domingo, 27 de outubro, das 8h às 17h no horário de Brasília (DF). Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, mais de 33,9 milhões de eleitores estão aptos a votar e devem eleger prefeitos e vices em 51 municípios do país.
Dessas cidades, 15 capitais terão 2º turno. São elas: Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Belém (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e São Paulo (SP).
São Paulo lidera o ranking com o maior eleitorado habilitado: 9.322.444. Depois da capital paulista, as capitais que terão 2º turno e superam um milhão de votantes são: Belo Horizonte (MG), com 1.992.984; Fortaleza (CE), com 1.769.681; Manaus (AM), com 1.446.122; Curitiba (PR), com 1.423.722; Belém, com 1.056.251; e Goiânia, com 1.030.274. Já Palmas, capital do Tocantins, terá pela primeira vez o 2º turno para a prefeitura, com eleitorado de 209 mil.
As disputas acirradas estão em São Paulo, onde Ricardo Nunes (MDB) disputa com Guilherme Boulos (Psol), e em Cuiabá, onde Abílio Brunini (PL) concorre com Lúdio Cabral (PT). Os candidatos David Almeida (Avante) e capitão Alberto Neto (PL) disputam a prefeitura de Manaus. Em Porto Alegre, o segundo turno tem como candidatos Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT).
Verificação das urnas
Neste sábado, véspera do 2º turno das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou uma cerimônia de verificação dos sistemas responsáveis pelo recebimento e totalização dos votos do eleitorado. Essa cerimônia faz parte do cronograma de fiscalização dos sistemas eleitorais, uma série de testes e verificações que asseguram a transparência do processo eleitoral e apontam que os sistemas usados na eleição são seguros.
Quem deixou de votar por qualquer motivo no 1º turno não será impedido de votar no 2º turno. Segundo o TSE, a média nacional de abstenção foi de 21,68% no 1º turno, equivalente a mais de 33,7 milhões de eleitores que não votaram. As maiores taxas de abstenção foram registradas no Rio de Janeiro (26,24%) e no Rio Grande do Sul (31,51%).
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, convidou eleitores para comparecerem às urnas eletrônicas no 2º turno. “A Justiça Eleitoral convida e reitera às eleitoras e aos eleitores que compareçam às urnas em nome dos que vieram antes de nós e que lutaram para que nós tivéssemos esse direito fundamental de votar, em nome dos que vierem depois de nós e que precisam ter um estado democrático, uma sociedade democrática da qual o voto é um instrumento e um gesto por excelência dessa participação livre de todos os eleitores”.
Perfil dos candidatos
Para o cargo de prefeito dos 51 municípios que terão 2º turno, concorrem 102 candidatos. Desse total, 87 homens e 15 mulheres disputam a chefia do Executivo Municipal.
Para o cargo de vice-prefeito, também há 102 candidatos. No entanto, a diferença entre os gêneros é menor no caso. Há 60 homens e 42 mulheres na disputa pelo cargo de vice.
Municípios que podem ter 2º turno
A Constituição Federal define que somente pode haver 2º turno para a disputa da prefeitura nos municípios com mais de 200 mil eleitores.
Para isso ocorrer, é preciso que nenhuma candidata ou nenhum candidato ao cargo tenha obtido mais da metade mais um dos votos válidos no 1º turno. Nesse caso, devem disputar o 2º turno os dois concorrentes mais votados na primeira etapa.
Compartilhar: