PSD é o partido que conquistou mais prefeituras nas eleições
São 887 no total, seguido pelo MDB que conseguiu eleger 855 prefeitos.

Gilberto Kassab, presidente do PSD - Foto: divulgação/PSD
O segundo turno das eleições municipais, realizado neste domingo (27/10), consolidou o PSD como o partido com o maior número de prefeituras conquistadas, 887 no total. No segundo turno, o partido conquistou duas importantes prefeituras de capitais: Belo Horizonte, com a reeleição de Fuad Jorge Noman; e Curitiba, coma vitória a Eduardo Pimentel Slaviero.
Neste domingo houve segundo turno em 51 municípios, incluindo capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores. Isso ocorre quando nenhum candidato alcança a maioria absoluta dos votos válidos (50% mais um) no primeiro turno, exigindo uma nova votação para definir o vencedor.
O MDB garantiu a segunda posição, com 855 prefeituras, incluindo as capitais São Paulo, com a vitória de Ricardo Nunes; Belém, com Igor Wander; e Porto Alegre, com Sebastião Melo. No ranking geral, o PP conquistou 747 cadeiras, enquanto o União Brasil alcançou 583.
PT e PL aumentam número de prefeituras
No segundo turno, o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, venceu em duas capitais, Aracaju e Cuiabá, somando 516 prefeituras. O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conquistou a prefeitura Fortaleza, encerrando o pleito com 252 prefeituras.
Considerando o resultado dos municípios com mais de 200 mil habitantes, os dois partidos também tiveram um crescimento quando comparado a 2020. O PT saiu de quatro para seis prefeituras, enquanto o PL saltou de dois para 16 prefeituras, com o maior crescimento entre os demais partidos.
O PT e o PL empataram nas disputas diretas no 2º turno, cada um conquistando duas prefeituras em 51 municípios. O PT venceu em Fortaleza e Pelotas, enquanto o PL triunfou em Cuiabá e Anápolis.
O PL se destacou pelo maior número de disputas no segundo turno, totalizando 23, incluindo nove capitais, enquanto o PT, com 13 disputas, conquistou teve algumas vitórias, mas também perdeu força em regiões onde tinha apoio consolidado.
Compartilhar: