Por Hylda Cavalcanti
O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13/08), os nomes do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão e da procuradora de justiça Maria Marluce Caldas Bezerra para integrarem o Superior Tribunal de Justiça (STJ), assim como da advogada Verônica Abdalla Sterman para o Superior Tribunal Militar (STM).
Os três foram sabatinados ontem mesmo, pela manhã, durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. A sessão foi marcada por grande presença de ministros dos dois Tribunais superiores e magistrados de outras Cortes.
Presença de autoridades
As sabatinas foram acompanhadas presencialmente pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e pelo vice-presidente do STM, ministro Francisco Joseli Parente Camelo. Além dos magistrados, diversas autoridades de outros Poderes foram até o local prestigiar os indicados.
Muitos políticos de Alagoas também se destacaram entre os presentes, em apoio à indicada Marluce Caldas, incluindo o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, que é seu sobrinho.
Número de votos
Carlos Pires Brandão, indicado para a vaga decorrente da aposentadoria da ministra Assusete Magalhães no STJ, obteve 63 votos a favor e um contra, com uma abstenção.
Maria Marluce Caldas Bezerra, indicada à vaga aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz, também no STJ, recebeu 64 votos favoráveis e nenhum contrário, havendo uma abstenção.
Segunda mulher no STM
Verônica Sterman, teve 51 votos favoráveis e 16 contrários. Ela é a segunda mulher indicada para o colegiado do STM ao longo de 200 anos. Ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira.
Após a aprovação deles no Senado, o próximo passo será a nomeação dos indicados pelo presidente da República e, na sequência, os dois tribunais ficam liberados para programar as sessões solenes de posse dos novos ministros.
— Com informações do STJ e do STM