Plenário do Senado aprova novos ministros para o STJ e o STM

Plenário do Senado aprova indicações de novos ministros para o STJ e o STM

Há 2 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Hylda Cavalcanti

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13/08), os nomes do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão e da procuradora de justiça Maria Marluce Caldas Bezerra para integrarem o Superior Tribunal de Justiça (STJ), assim como da advogada Verônica Abdalla Sterman para o Superior Tribunal Militar (STM).

Os três foram sabatinados ontem mesmo, pela manhã, durante sessão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. A sessão foi marcada por grande presença de ministros dos dois Tribunais superiores e magistrados de outras Cortes.

Presença de autoridades

As sabatinas foram acompanhadas presencialmente pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e pelo vice-presidente do STM, ministro Francisco Joseli Parente Camelo. Além dos magistrados, diversas autoridades de outros Poderes foram até o local prestigiar os indicados.

Muitos políticos de Alagoas também se destacaram entre os presentes, em apoio à indicada Marluce Caldas, incluindo o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, que é seu sobrinho.

Número de votos

Carlos Pires Brandão, indicado para a vaga decorrente da aposentadoria da ministra Assusete Magalhães no STJ, obteve 63 votos a favor e um contra, com uma abstenção.

Maria Marluce Caldas Bezerra, indicada à vaga aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz, também no STJ, recebeu 64 votos favoráveis e nenhum contrário, havendo uma abstenção.

Segunda mulher no STM

Verônica Sterman, teve 51 votos favoráveis e 16 contrários. Ela é a segunda mulher indicada para o colegiado do STM ao longo de 200 anos. Ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira.

Após a aprovação deles no Senado, o próximo passo será a nomeação dos indicados pelo presidente da República e, na sequência, os dois tribunais ficam liberados para programar as sessões solenes de posse dos novos ministros.

— Com informações do STJ e do STM

Autor

Leia mais

CNJ fixa início da contagem de prazo em citação eletrônica da Fazenda

CNJ decide início do prazo em citações eletrônicas da Fazenda Pública

Gilmar Mendes abre prazo para PGR opinar sobre marco temporal indígena

Apenas herdeiros de Ivo Pitanguy podem usar nome dele, decide Justiça

Apenas herdeiros de Ivo Pitanguy podem usar nome dele, decide Justiça do Rio de Janeiro

Cármen Lúcia dá cinco dias para Lula e Alcolumbre explicarem alterações na Lei da Ficha Limpa

TJDFT reinicia movimentação do processo sobre ‘Crime da 113 Sul’, depois da anulação do julgamento pelo STJ

TJDFT reinicia movimentação do processo sobre ‘Crime da 113 Sul’, depois da anulação do julgamento pelo STJ

A foto mostra a fachada da AGU em Brasília.

AGU cobra R$ 31,4 milhões por devastação de 3 mil hectares na Amazônia e Mata Atlântica

Maximum file size: 500 MB