Imagens de Teerã quanod do ataque de Israel na manhãdesta terça

Processo contra Bolsonaro por tentativa de golpe se aproxima do julgamento no STF

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A ação penal que apura tentativa de golpe de Estado envolvendo Jair Bolsonaro e outros sete réus entra em fase decisiva nesta semana. O grupo tem prazo até quarta-feira (13) para apresentar alegações finais ao Supremo Tribunal Federal, última etapa antes do julgamento propriamente dito.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, elaborará seu voto após receber as manifestações das defesas. A data do julgamento será definida pelo presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, que determinará quando o mérito das acusações será analisado.

O chamado “núcleo 1” reúne as principais figuras da suposta trama golpista segundo a Procuradoria-Geral da República. Além do ex-presidente, integram o grupo Alexandre Ramagem, atual deputado federal e ex-diretor da Abin.

acusações podem resultar em décadas de prisão

Os réus enfrentam acusações por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático e golpe de Estado. As imputações incluem ainda dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Se condenados, os envolvidos podem pegar até 39 anos de prisão. Entre os acusados estão ex-ministros como Augusto Heleno, Anderson Torres, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira.

Completam a lista o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que se tornou delator no processo, e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier. Todos respondem pelas mesmas acusações no núcleo considerado central pela Procuradoria.

situação atual dos principais réus

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde segunda-feira (4), medida determinada por Alexandre de Moraes. A decisão foi tomada após o ex-presidente descumprir medidas cautelares relacionadas a outro inquérito envolvendo seu filho Eduardo.

O general Braga Netto permanece preso desde dezembro de 2024, também por ordem de Moraes. A detenção ocorreu devido a tentativas de interferir nas investigações conduzidas pela Corte suprema.

Os demais réus do núcleo principal respondem em liberdade, mas sujeitos a medidas restritivas impostas durante o curso das investigações policiais e ministeriais.

segundo núcleo aguarda definições

Paralelamente, o núcleo 2 da operação, composto por seis réus, deve concluir diligências adicionais ainda esta semana. Após essa etapa, será aberto prazo para alegações finais das respectivas defesas.

Este grupo é acusado de elaborar a “minuta do golpe”, documento que supostamente detalhava estratégias para impedir a posse do governo eleito. Também respondem por monitoramento ilegal do ministro Alexandre de Moraes.

As acusações incluem articulação com a Polícia Rodoviária Federal para dificultar votação de eleitores nordestinos nas eleições de 2022. Essas ações visariam prejudicar o comparecimento às urnas em região tradicionalmente adversa ao bolsonarismo.

expectativas para o julgamento

O cronograma atual sugere que o julgamento do núcleo principal pode ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025. A Primeira Turma do STF analisará se as evidências sustentam as acusações ministeriais.

A decisão sobre o núcleo 1 pode influenciar os desdobramentos do processo envolvendo o segundo grupo de réus. Ambos os casos representam marco na apuração de tentativa de ruptura democrática no país.

O desfecho dos processos será observado nacional e internacionalmente, dado o ineditismo de ex-presidente responder por tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Autor

Leia mais

logotipo da OAB sobre posto a imagem de policiais federais fazendo busca e apreensão em escritórios de advocacia

OAB cobra da Polícia Federal respeito às prerrogativas da advocacia

Há 11 minutos

Acusado de vender drogas por WhatsApp com serviço de delivery continuará preso

Há 27 minutos

STJ nega redução de pena para mãe que assassinou filho e escondeu corpo no freezer

Há 37 minutos
Edifício-sede do CNMP em Brasília

Anseio antigo dos MPs dos estados e do DF, proposta que regulamenta permuta na carreira está adiantada no CNMP

Há 47 minutos
Frernte da sede do STJ

STJ inicia 2026 com julgamentos que vão desde questões previdenciárias a tipos de impenhorabilidade e recursos energéticos

Há 51 minutos
Viatura da Polícia Federal numa rua do Rio de Janeiro

Gilmar Mendes suspende investigação do MP estadual e manda a PF apurar suposta espionagem no Recife

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB