STJ reforça entendimento de dolo específico para condenação por improbidade

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A lei de improbidade administrativa em vigor (Lei 14.230/2021), que atualizou a primeira versão dessa legislação (Lei 8.492/1992), depois de 29 anos, continua sendo avaliada para dirimir dúvidas quanto à sua aplicação. Uma delas passou a ter entendimento pacificado esta semana, após o Superior Tribunal de Justiça se manifestar sobre a definição de dolo genérico e de dolo específico nos processos movidos contra agentes públicos.

Na avaliação de especialistas, o julgamento deve servir como parâmetro para outros processos sobre o tema que tramitam em todo o Brasil. 

A partir da atualização da lei, para que haja condenação por improbidade administrativa, passou a ser exigido o chamado “dolo específico”, que é o detalhamento do dolo do agente público, tipifiando-se nos autos a finalidade e o crime cometido — e não mais o dolo genérico. Em função disso, muitos advogados de réus condenados em primeira instância e segunda instância por improbidade administrativa têm apresentado recursos junto ao STJ reclamando que o dolo citado no processo não foi especificado. E, por isso, pedindo mudança na decisão.

Agora os ministros da 1ª Turma do STJ decidiram que “se a condenação fundada na redação original do artigo 11 da legislação de 1992 aponta o dolo genérico do réu, sem avançar sobre a existência do dolo específico, o recurso deve resultar na absolvição”. Com base neste entendimento, eles acolheram recurso apresentado pela defesa de dois agentes públicos que tinham sido condenados e reverteram as condenações. Consideraram que “houve falta de análise do dolo específico nos autos, sem qualquer tipificação”.

Recado dos ministros

O julgamento foi visto como uma espécie de recado para os demais tribunais e para pareceres do Ministério Público e órgãos de controle, no sentido de que na atual legislação os casos precisam ser melhor detalhados.

A decisão também mostrou uma mudança na jurisprudência do STJ sobre o tema. Até bem pouco tempo, o colegiado da Corte defendia que a condenação por improbidade administrastiva podia ser avaliada mesmo havendo apenas o dolo genérico.

 

Autor

Leia mais

Famílias de Santos Dumont (MG) serão indenizadas por esquema de adoções forçadas nos anos 1980

Há 1 hora
Quando sobra de salário é investida em CDB, passa a ser penhorável

Quando sobra de salário é investida em CDB, deixa de ter natureza alimentar e passa a ser penhorável, decide STJ

Há 2 horas

STF promove audiência pública sobre direitos autorais na era do streaming

Há 2 horas
O advogado Sérgio Bermudes

Morre o advogado Sergio Bermudes, referência no direito processual civil brasileiro

Há 2 horas
ABMCJ completa 40 anos com apelo por mais equidade de gênero no Direito

Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica completa 40 com debate sobre equidade de gênero no Sistema de Justiça

Há 3 horas
CCJ da Câmara aprova projeto que estabelece nova contagem de prazos processuais criminais

CCJ da Câmara dos Deputados aprova projeto que estabelece contagem de prazos processuais criminais apenas em dias úteis

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB