STJ determina que processo contra Jaques Wagner volte à origem

STJ manda processo contra Jacques Wagner voltar à origem para avaliar provas

Há 2 meses
Atualizado quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Por Hylda Cavalcanti

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu recurso apresentado pelos advogados de defesa do senador Jaques Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, no âmbito de uma ação de improbidade proposta contra ele pelo Ministério Público daquele estado (MPBA). Os ministros determinaram que o processo volte à origem e seja avaliado levando-se em conta a  questão da imprescritibilidade das provas apresentadas, uma vez que são provas resultantes do acordo de leniência da Odebrecht. 

Na prática, os ministros que integram a 1ª Turma do Tribunal determinaram ao juízo da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador (BA) que aplique, na ação, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou essa imprescritibilidade de provas — e que já resultou no arquivamento de vários processos. A determinação foi relacionada à decisão que determinou o bloqueio de bens imposto ao senador e à Cervejaria Petrópolis, em ação ajuizada pelo MPBA. O julgamento foi relacionado aos Agravos em Recurso Especial (AREsp) Nº 2.329.519 e Nº 2.312.076.

Requisitos para bloqueio

Nos dois recursos interpostos ao STJ foram discutidos os requisitos para o bloqueio de bens, em decorrência da entrada em vigor da nova Lei de Improbidade Administrativa (Lei 14.230/2021), após a decisão cautelar tomada na Justiça da Bahia. Os advogados do parlamentar pediram para ser comunicado ao juízo a necessidade de aplicação da  decisão do STF na Reclamação Nº 43.007 (referente à imprestabilidade das provas da Odebrecht).

A ação de improbidade apura se o então governador da Bahia usou doação da Cervejaria Petrópolis em 2014, quando doações eleitorais por empresas ainda eram permitidas, para fazer Caixa 3. Conforme a denúncia, teria sido simulado um negócio de cerca de R$ 3,5 milhões para permitir a resolução de débitos da Companhia Pública de Saneamento Básico Baiana (Cerb) e para resolver impasses que impediam a aceleração das obras da Arena Fonte Nova, que foi sede na Copa do Mundo de 2014.

As informações foram repassadas ao MP pelo acordo de leniência da Odebrecht. Segundo a defesa do senador, os dados foram obtidos dos sistemas de Tecnologia da Informação (TI) Drousys e MyWebDay B, muito usados pelos integrantes da extinta operação lava jato — e que já ficou comprovado na Justiça que não possuem confiabilidade suficiente e podem ter sido alterados. Eles destacaram que a decisão do STF sobre o tema tornou esses elementos “imprestáveis em qualquer âmbito ou grau de jurisdição do país”. 

Retorno à origem

O relator do caso no STJ, ministro Benedito Gonçalves, estabeleceu no seu relatório que os autos devem voltar à da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador para avaliar se o conjunto probatório tem os chamados “elementos considerados imprestáveis pelo STF”.

Após essa iniciativa, o caso será reanalisado desde o início. Os ministros da Turma também estabeleceram que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) reavalie o bloqueio de bens do ex-governador e atual senador de até R$ 7 milhões, levando em conta as alterações inauguradas pela nova Lei de Improbidade Administrativa (LIA). 

Atualização da Lei

Isso porque na LIA de 1992, a decretação da indisponibilidade de bens dependia apenas de indícios do ato de improbidade. Mas com a atualização da lei, em 2021, passou a ser necessário demonstrar, antes, o chamado “perigo de dano irreparável ou dano de risco” ao resultado útil do processo para ser decretada a indisponibilidade.

Além disso, a nova legislação passou a estabelecer que o valor da indisponibilidade deve considerar a estimativa de dano indicada na petição inicial, permitida a sua substituição por caução idônea, fiança bancária ou seguro-garantia judicial.

— Com informações do STJ

Autor

Leia mais

AGU e STJ renovam acordo que encerrou 3,8 milhões de processos em cinco anos

Há 17 horas

STF derruba critério de promoção de juízes baseado em índice de conciliação

Há 18 horas

Um documentário para tentar desvendar Martin Scorsese

Há 20 horas
USS Gerald Ford, que o governo dos EUA deslocou para águas do Caribe

Guerra à vista: EUA enviam porta-aviões ao Caribe e anunciam ofensiva contra cartéis na América Latina

Há 22 horas

Moraes autoriza Mauro Cid a participar de aniversário de avó e mantém medidas cautelares

Há 22 horas
Lei sancionada no DF que homenageia ‘vítimas do comunismo’ é objeto de polêmica

Lei sancionada no DF que homenageia ‘vítimas do comunismo’ é objeto de polêmica e repercute nacionalmente

Há 23 horas
Maximum file size: 500 MB