Corregedoria Nacional amplia programa Registre-se para 15 grupos sociais vulneráveis

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Provimento 199/2025 da Corregedoria Nacional de Justiça atualizou regras do programa nacional de enfrentamento ao sub-registro, ampliando para 15 grupos sociais o público atendido pela ação. A norma facilita acesso à documentação básica para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo pessoas trans, indígenas, quilombolas, refugiados e idosos institucionalizados.

Desburocratização do acesso

A nova regulamentação simplifica obtenção de gratuidade dos documentos civis através da autodeclaração de hipossuficiência econômica, eliminando exigências burocráticas. O programa também incorpora ferramentas digitais, como Pontos de Inclusão Digital, alcançando áreas remotas e populações anteriormente invisibilizadas.

Outra mudança significativa é a antecipação da Semana Nacional Registre-se para segunda semana de abril, anteriormente realizada em maio. A iniciativa deve mobilizar corregedorias estaduais, cartórios e entidades parceiras em mutirões nas capitais, promovendo pelo menos um evento anual.

Resultados expressivos

A 3ª Semana Nacional do Registro Civil de 2025 promoveu mais de 148 mil atendimentos e emissão de 118 mil documentos em cinco dias de atividades. O número representa crescimento de sete vezes em relação à primeira edição de 2023, que registrou pouco mais de 19 mil atendimentos.

Os oficiais de registro civil serão ressarcidos pelos atos gratuitos praticados durante as ações previstas, garantindo sustentabilidade do programa. A medida visa erradicação do sub-registro civil de nascimento e promoção do acesso à documentação básica para pessoas e populações em vulnerabilidade social.

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 2 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 2 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 2 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 2 dias

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB