Foto aérea do USP - Universidade de São Paulo

ESA Nacional e USP firmam parceria para qualificar advocacia brasileira

Há 3 horas
Atualizado terça-feira, 16 de setembro de 2025

A Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional) e a Universidade de São Paulo (USP) discutiram no último dia 12 os termos de um acordo de cooperação para ampliar a qualificação profissional da advocacia no país, com foco na formação continuada, desenvolvimento de projetos acadêmicos conjuntos e intercâmbio institucional entre as duas instituições.

O encontro teve como objetivo definir os parâmetros da parceria que beneficiará advogados de todo o território nacional. Participaram o  diretor-geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga e pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP,  a coordenadora Ana Carla Bliacheriene e o vice-coordenador Luciano Vieira de Araújo.

Segundo Pitaluga, a iniciativa conta com o apoio do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e representa um marco na busca pela integração nacional através do conhecimento. “A ESA Nacional discute a integração nacional por meio do conhecimento e da qualificação da advocacia brasileira, com o apoio qualificado e respeitabilíssimo da Universidade de São Paulo”, destacou o diretor-geral.

Para Ana Carla Bliacheriene, que além de coordenadora da EACH também atua como advogada, enfatizou que  coma parceria USP desenvolverá projetos acadêmicos específicos voltados para a capacitação e formação continuada de profissionais da advocacia em escala nacional.

O vice-coordenador Luciano Vieira de Araújo contextualizou a importância do momento para a formalização do acordo, ressaltando que a cultura de apoio da ESA às OABs de todo o Brasil fortalece a perspectiva de formação e reflexão sobre as transformações enfrentadas pelo setor jurídico no país.

A parceria entre as duas instituições promete criar um modelo inovador de qualificação profissional, combinando a expertise acadêmica da USP com a experiência prática da ESA Nacional na formação de advogados.

Autor

Leia mais

Fachad do STJ

STJ autoriza revisão de honorários advocatícios  considerados irrisórios

Logo do CNJ na fachada da sede do conselho

CNJ vai aperfeiçoar protocolo de perspectiva de gênero

M inistro Luis Roberto Barroso em visita a comunidades indígenas do extremo norte brasileiro

Barroso sobrevoa áreas de garimpo e reafirma proteção aos Yanomami

O procurador geral da república Paulo Gonet

PGR pede condenação de militares do núcleo 3 por participação em trama golpista

Plenário da Câmara Federal

Isenção de IR até R$ 5 mil empaca na Câmara; Renan reage e resgata projeto similar no senado

Michele bolsonaro orfando

Com Bolsonaro em prisão domiciliar, Moraes autoriza grupo de oração liderado por Michelle

Maximum file size: 500 MB