Governo dos EUA sanciona esposa de Moraes com Lei Magnitsky

Governo dos EUA sanciona esposa de Moraes e empresa na qual é sócia com Lei Magnitsky

Há 4 meses
Atualizado segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Da Redação

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, sancionou nesta segunda-feira (22/09) a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a Lei Magnitsky, que já tinha sido aplicada ao magistrado em julho passado e é utilizada pelo governo norte-americano para punir estrangeiros.

A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano. Com a designação, todos os eventuais bens de Viviane nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ela.

Com a medida, nem o ministro nem a esposa podem realizar transações com cidadãos e empresas dos EUA usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo.

Estratégia de retaliação

A sanção da esposa de Moraes com a lei Magnitsky compõe uma estratégia de retaliação do governo Trump contra o ministro do STF, uma vez que no último dia 11, o Tribunal condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Viviane é advogada e tem acompanhado Moraes em suas atividades públicas. Ela é sócia da Lex Instituto de Estudos Jurídicos, empresa de advocacia sediada em São Paulo que também foi sancionada pelos EUA nesta segunda.

Acusações sem provas

Na época da sanção a Moraes, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, chamou o ministro do STF de “violador de direitos humanos” e “responsável por uma campanha opressiva de censura”, porém sem apresentar provas. 

Até agora nem o magistrado nem sua esposa e nem demais ministros que integram o STF se manifestaram sobre a medida.

— Com Agências

Autor

Leia mais

mãos de um magistrado manipulando redes sociais pelo celular

STF julga uso de redes sociais por magistrados e pagamento de despesas pelo Ministério Público

Há 4 horas
Presidente do STM , ministra Maira Elizabeth Teixeira Rocha mulher banca sentada vestindo camisa branca e blazer preto, falando ao micofone

STM anuncia ministros relatores de processo contra Bolsonaro e demais oficiais por perda de oficialato

Há 5 horas

Ex-presidente do Rioprevidência é preso em operação da PF

Há 6 horas

STJ determina retorno do rapper Oruam à prisão

Há 6 horas

Polícia Federal abre inquérito para investigar gestão no BRB

Há 7 horas

Justiça de São Paulo proíbe uso de marca “PhytoCell Tec” em produtos cosméticos

Há 7 horas
Maximum file size: 500 MB