Governo dos EUA sanciona esposa de Moraes com Lei Magnitsky

Governo dos EUA sanciona esposa de Moraes e empresa na qual é sócia com Lei Magnitsky

Há 3 meses
Atualizado segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Da Redação

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, sancionou nesta segunda-feira (22/09) a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a Lei Magnitsky, que já tinha sido aplicada ao magistrado em julho passado e é utilizada pelo governo norte-americano para punir estrangeiros.

A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano. Com a designação, todos os eventuais bens de Viviane nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ela.

Com a medida, nem o ministro nem a esposa podem realizar transações com cidadãos e empresas dos EUA usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo.

Estratégia de retaliação

A sanção da esposa de Moraes com a lei Magnitsky compõe uma estratégia de retaliação do governo Trump contra o ministro do STF, uma vez que no último dia 11, o Tribunal condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Viviane é advogada e tem acompanhado Moraes em suas atividades públicas. Ela é sócia da Lex Instituto de Estudos Jurídicos, empresa de advocacia sediada em São Paulo que também foi sancionada pelos EUA nesta segunda.

Acusações sem provas

Na época da sanção a Moraes, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, chamou o ministro do STF de “violador de direitos humanos” e “responsável por uma campanha opressiva de censura”, porém sem apresentar provas. 

Até agora nem o magistrado nem sua esposa e nem demais ministros que integram o STF se manifestaram sobre a medida.

— Com Agências

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 1 dia
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 1 dia

Vai voadeira, segue viagem

Há 1 dia
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 1 dia

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB