Incra e União são condenados por demora em demarcação de terra quilombola

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região acolheu, por unanimidade, recurso do Ministério Público Federal que mudou decisão anterior de primeira instância e determinou o pagamento de uma indenização de R$ 500 mil, por danos morais coletivos, pela União e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária “por atraso mais do que razoável” no procedimento de demarcação de uma área quilombola localizada em Minas Gerais.

No caso julgado, o Tribunal considerou que houve inércia, por parte da administração federal, para promover a demarcação das terras quilombolas da comunidade Alto Jequitibá, localizada no município de Virgem da Lapa, no nordeste mineiro. A decisão também determinou que as instituições responsáveis apresentem um cronograma e um plano de ação para a efetivação da demarcação, dentro de 120 dias.

O desembargador federal Álvaro Ricardo de Souza Cruz, relator do recurso do MPF na Corte, ressaltou no seu voto que o pagamento de danos morais coletivos se justifica neste caso, “diante de flagrante violação dos direitos dos quilombolas em terem a titulação da terra”.

De acordo com o magistrado, ficou comprovado que houve “excessiva demora administrativa” em relação à questão. A decisão determinou ainda que se o plano de trabalho para a demarcação não for publicado dentro do prazo estipulado, tanto o Incra quanto a União ficarão sujeitos ao pagamento de uma multa diária.

Agora, caberá à União a apresentação do planejamento orçamentário para a referida demarcação e a comprovação das medidas a serem adotadas, tanto para a efetiva demarcação como também para a delimitação e titulação das terras. A decisão foi da 3ª Turma do TRF 6.

 

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 10 horas
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 11 horas

Vai voadeira, segue viagem

Há 11 horas
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 12 horas

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 13 horas

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB