Gilmar Mendes é alvo de novo pedido de impeachment

Senado acumula, agora, 56 pedidos de impeachment contra ministros do STF  

Há 3 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Hylda Cavalcanti

O Senado Federal acumulava, até maio deste ano, 55 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para serem submetidos a avaliação. O que foi protocolado nesta quinta-feira (10/07) é o 56º, mas não é o primeiro contra o ministro Gilmar Mendes. 

Conforme o regimento da Casa, depois da protocolização da denúncia contra o ministro decano do STF, o pedido tramita como petição (PET) e, em seguida, cabe ao presidente enviar o documento para a Advocacia do Senado, onde é feita a avaliação técnica da solicitação antes de análise por parte da comissão diretora. 

Somente depois disso, o pedido é oficialmente encaminhado para avaliação dos senadores, podendo ser rejeitado, engavetado ou seguir para tramitação célere.

Nunca aprovado

Conforme estabelece a Lei Nº 1.079/1950, o processo de julgamento de impeachment de ministros do Supremo segue o mesmo trâmite do impedimento do presidente do país, mas nunca, até hoje, qualquer ministro do STF perdeu a cadeira por causa de um processo de impeachment.

Foram protocolados pedidos semelhantes, dentre os integrantes do atual colegiado da Corte, contra os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, o próprio Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Luiz Fux. 

Moraes na frente

No caso de Gilmar Mendes, este passa a ser o sexto pedido contra ele. O campeão na lista é Alexandre de Moraes, que conforme informações repassadas pelo Senado, é alvo de 28 pedidos semelhantes. Em segundo lugar está o presidente do STF, Luís Barroso, com 16 deles. 

Depois, pela ordem, vêm, Gilmar Mendes (agora com seis),  Toffoli e Cármen Lúcia (cada um com três pedidos), Edson Fachin e Flávio Dino (cada um com dois) e Fux (com um). O número não é o total de 61 pedidos (a soma de todos), porque algumas das representações protocoladas  miram mais de um ministro. 

E há também, protocolada no Senado, um pedido de impeachment de todos os magistrados da Suprema Corte ao mesmo tempo, apresentado em março de 2021. 

Rejeição

Destes pedidos pendentes de análise, 47 foram apresentados durante a gestão do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

Pacheco não os engavetou, mas os manteve em banho maria e chegou a afirmar que todos teriam de ser “analisados com bastante prudência”. Um deles, porém, apresentado contra Alexandre de Moraes, Pacheco rejeitou de imediato.

Autor

Leia mais

STF vai decidir se casais homoafetivos masculinos têm direito à licença-maternidade

Há 6 horas

STF tem maioria a favor de nomeação de parentes para cargos políticos

Há 6 horas
Portador de TEA tem direito a pensão por morte mesmo após os 21 anos

Pessoa com Transtorno do Espectro Autista pode receber pensão por morte do pai mesmo após os 21 anos

Há 9 horas
Fachada do STJ

Sociedade limitada não é impedimento ao regime de tributação diferenciada do ISS, decide STJ

Há 11 horas

Dias Toffoli: 16 anos de atuação no Supremo Tribunal Federal e Fachin presta homenagem

Há 11 horas

STF julga nesta quinta-feira se vedação do nepotismo alcança cargos políticos como secretários e ministros

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB