Gilmar Mendes é alvo de novo pedido de impeachment

Senado acumula, agora, 56 pedidos de impeachment contra ministros do STF  

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Hylda Cavalcanti

O Senado Federal acumulava, até maio deste ano, 55 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para serem submetidos a avaliação. O que foi protocolado nesta quinta-feira (10/07) é o 56º, mas não é o primeiro contra o ministro Gilmar Mendes. 

Conforme o regimento da Casa, depois da protocolização da denúncia contra o ministro decano do STF, o pedido tramita como petição (PET) e, em seguida, cabe ao presidente enviar o documento para a Advocacia do Senado, onde é feita a avaliação técnica da solicitação antes de análise por parte da comissão diretora. 

Somente depois disso, o pedido é oficialmente encaminhado para avaliação dos senadores, podendo ser rejeitado, engavetado ou seguir para tramitação célere.

Nunca aprovado

Conforme estabelece a Lei Nº 1.079/1950, o processo de julgamento de impeachment de ministros do Supremo segue o mesmo trâmite do impedimento do presidente do país, mas nunca, até hoje, qualquer ministro do STF perdeu a cadeira por causa de um processo de impeachment.

Foram protocolados pedidos semelhantes, dentre os integrantes do atual colegiado da Corte, contra os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, o próprio Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Luiz Fux. 

Moraes na frente

No caso de Gilmar Mendes, este passa a ser o sexto pedido contra ele. O campeão na lista é Alexandre de Moraes, que conforme informações repassadas pelo Senado, é alvo de 28 pedidos semelhantes. Em segundo lugar está o presidente do STF, Luís Barroso, com 16 deles. 

Depois, pela ordem, vêm, Gilmar Mendes (agora com seis),  Toffoli e Cármen Lúcia (cada um com três pedidos), Edson Fachin e Flávio Dino (cada um com dois) e Fux (com um). O número não é o total de 61 pedidos (a soma de todos), porque algumas das representações protocoladas  miram mais de um ministro. 

E há também, protocolada no Senado, um pedido de impeachment de todos os magistrados da Suprema Corte ao mesmo tempo, apresentado em março de 2021. 

Rejeição

Destes pedidos pendentes de análise, 47 foram apresentados durante a gestão do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

Pacheco não os engavetou, mas os manteve em banho maria e chegou a afirmar que todos teriam de ser “analisados com bastante prudência”. Um deles, porém, apresentado contra Alexandre de Moraes, Pacheco rejeitou de imediato.

Autor

Leia mais

Acareação expõe contradição entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e ex-presidente do BRB; Veja os vídeos

Há 22 horas
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

Tribunais superiores retomam os trabalhos com atos solenes e sessões na próxima segunda-feira (2)

Há 1 dia
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Bolsonaro sob custódia: documento detalha rotina no 19º Batalhão da PM

Há 1 dia

STF retoma julgamentos virtuais nesta sexta (30) com temas sensíveis na pauta

Há 1 dia
Sede do TJAM onde foi julgado, recentemente, pedido do MPMA para decretação de interventor para Turilândia

TJMA determina e Governo do Maranhão indica até segunda-feira (2) interventor para município de Turilândia

Há 1 dia

Empresas devem reembolsar em dobro por cobrança indevida após cancelamento de ingressos

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB