STF analisa suspensão de processos sobre combate a incêndios na Amazônia e no Pantanal

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal começou a analisar, nesta sexta-feira(01/11), a decisão do ministro Flávio Dino, que determinou a suspensão de processos judiciais e dos efeitos de decisões relacionadas à prevenção e combate a incêndios na Amazônia e no Pantanal. A decisão foi tomada no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 743 e visa assegurar que as ações de combate aos incêndios sejam coordenadas e não limitadas a questões locais, para garantir uma abordagem abrangente e eficaz para a proteção ambiental. 

O julgamento termina no dia 11/11. Até o momento, votou para manter a decoisão do relator, o ministro Alexandre de Moraes.  

Durante o julgamento das ADPFs 743, 746 e 857, o STF exigiu a reorganização das políticas de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia, cobrando a elaboração de planos coordenados pela União e estados envolvidos.  Uma das medidas importantes é a reestruturação do Centro Nacional de Prevenção aos Incêndios Florestais, visando aprimorar a eficiência das ações de controle e prevenção de queimadas nessas regiões críticas.

O pedido para suspender os processos foi apresentado pela Advocacia-Geral da União, que argumentou que os processos em andamento na Justiça Federal poderiam gerar conflitos com as diretrizes estabelecidas pelo STF. Para o governo, decisões judiciais locais têm o potencial de comprometer a coordenação necessária para o sucesso das medidas de combate às queimadas, criando um cenário de possíveis conflitos entre diferentes esferas de atuação.

O ministro Flávio Dino acolheu o pedido do governo e destacou que a reestruturação da política ambiental exige uma abordagem integrada, que considere a complexidade do problema e a necessidade de cooperação entre os entes federativos envolvidos. 

Segundo o magistrado, a suspensão dos processos evita decisões contraditórias e garante a continuidade das ações estabelecidas para o combate ao desmatamento e aos incêndios, permitindo que os planos coordenados sejam implementados de maneira mais eficaz.

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 5 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 7 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 7 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 7 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 8 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB