STJ valida documento judicial digital sem identificação do juiz

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que documentos judiciais emitidos digitalmente sem o nome do juiz que proferiu a medida não podem ser anulados ou ter anulação pleiteada. Isto porque, atualmente, com a assinatura eletrônica, que é um pressuposto para a decisão digital, não é preciso o nome do juiz no corpo do documento.

Esse foi o entendimento defendido pelos integrantes da Turma durante julgamento do Recurso em Habeas Corpus (RHC) Nº 177.305. No processo, a defesa de um réu argumentou que decisão sobre ele era apócrifa (sem assinatura) por ter sido inserida no sistema sem a identificação do juiz prolator. E, por esse motivo, alegou que seria “impossível saber qual autoridade judicial deferiu as medidas”.

O relator do recurso no STJ, ministro Sebastião Reis Júnior, explicou no seu voto que, quando a decisão é assinada de forma digital, a assinatura é feita pelo juiz da causa, embora seu nome não conste no documento.

O magistrado ressaltou que uma prova disso é que,  no processo em análise, na sequência da decisão foi lavrado o alvará de quebra de sigilo telefônico, assinado de forma física pelo mesmo magistrado.

“O fato de a ação cautelar de interceptação telefônica ter tramitado de forma eletrônica faz com que a assinatura digital do juiz seja um pressuposto para seu regular impulsionamento”, frisou o ministro.

Reis Júnior acrescentou ainda que, conforme a Lei Nº 11.419/2006 — que dispõe sobre a informatização do processo judicial — “a assinatura digital é suficiente para validar decisões judiciais em processos eletrônicos”. Sendo assim, a decisão do colegiado da 4ª Turma foi unânime no sentido de negar provimento ao RHC.

 

Autor

Leia mais

STJ seleciona 100 juízes para reduzir estoque de processos na área de direito público

Há 20 minutos

O prazo de recurso é o da intimação pessoal ao defensor público

Há 29 minutos

Justiça mantém venda de imóvel por 2% do valor avaliado em leilão de empresa falida

Há 41 minutos

Empresa de turismo terá que pagar R$ 126 mil por morte de agente de viagens em acidente

Há 50 minutos

Conciliação encerra disputa e beneficia 485 trabalhadores da GM em São José dos Campos

Há 1 hora
Luis Fux, ministro do STF

STF confirma que Luiz Fux não votará em recurso de Bolsonaro no julgamento da trama golpista

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB