TRT-10 nega penhora de aposentadoria para pagamento de dívida

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região — que julga os processos da segunda instância da Justiça Trabalhista no Distrito Federal e no Tocantins — decidiu que não é possível ser feita  penhora do benefício previdenciário quando há risco alimentar do beneficiário. O julgamento foi feito pela 2ª Turma do TRT-10 em relação ao processo Nº 0162500-92.2003.5.10.0102 

Com esse entendimento, os desembargadores do TRT-10 negaram provimento a recurso movido por um trabalhador que buscava a penhora de parte do benefício recebido por um aposentado, seu devedor. 

Ao avaliar o processo, os magistrados concluíram que, no caso em questão, a penhora poderia comprometer a subsistência do devedor, o que contraria o princípio da dignidade da pessoa humana, previsto na Constituição. 

Conforme os autos do processo, o autor do recurso relatou que o crédito trabalhista possui natureza alimentar, e que o mesmo deveria ser garantido pela Justiça do Trabalho. Argumentou também que a execução trabalhista referente à ação se arrastava havia anos, sem êxito, e que a medida iria assegurar o devido pagamento. 

Exceção

Para o relator do processo na Corte, desembargador Alexandre Nery de Oliveira, “embora a jurisprudência permita a penhora de salários e benefícios para a quitação de dívidas alimentícias, a situação específica do caso em questão apresentava um quadro de vulnerabilidade que inviabiliza a medida”. 

O magistrado considerou que, pelo fato de o devedor receber apenas um salário mínimo de benefício previdenciário, a penhora desse valor poderia comprometer o seu sustento e de sua família. E destacou que esse aspecto foi levado em consideração durante o colegiado do Tribunal, ao estabelecer a exceção. 

Ao manter sentença do juiz Mauro Góes, da 2ª Vara do Trabalho de Taguatinga (DF), o colegiado reforçou o entendimento no TRT-10 de que, embora créditos trabalhistas possuam natureza alimentar, a proteção ao mínimo existencial deve prevalecer diante de situações de evidente precariedade econômica. 

Os desembargadores votaram de forma unânime conforme o posicionamento do relator.A decisão foi unânime. 

Autor

Leia mais

A foto mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Defesa de Bolsonaro pede autorização urgente para cirurgia e reforça pedido de prisão domiciliar

Há 1 hora
Mulher atrás de uma porta de vidro de costas, com a mão para a frente tentando impedir uma violência

Em caso de violência doméstica contra a mulher, dano moral é considerado presumido, decide STJ

Há 1 hora
Deputado Mendonça Filho, relator da PEC da Segurança Pública

Advocacia se posiciona contra redução da maioridade penal; PEC da Segurança deve ser votada nesta terça

Há 2 horas
TRF 5 mantém suspensa taxa de entrada em Jericoacoara (CE)

TRF 5 nega recurso e mantém suspensão de taxa para entrada de pessoas à Vila de Jericoacoara (CE)

Há 4 horas
mulher coloca fita vermelha que simbiliza HIV na blusa

Justiça Federal garante BPC a mulher vivendo com HIV em situação de vulnerabilidade no RS

Há 4 horas
Audiência no Senado mostrou que tramitação do novo Código Civil não será fácil

Tramitação do novo Código Civil já mostra que não será fácil; PL é alvo de divergências entre magistrados, advogados e juristas

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB