MP investiga caso explícito de racismo cometido por advogado contra juíza no Rio

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Ministério Público do Rio de Janeiro foi acionado para investigar um caso explícito de racismo cometido pelo advogado José Francisco Abud contra a juíza Helenice Rangel, que atua na 3ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes (RJ). O ataque foi feito por meio de uma petição formal, assumidamente escrita pelo advogado e encaminhada para a magistrada.

No documento, conforme informações do jornal O Globo confirmadas pela Procuradoria, o advogado qualificou Helenice como “magistrada afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites” e disse que ela dava “decisões prevaricadoras proferidas por bonecas admoestadas das filhas das Sinhás das casas de engenho”.

Depois de receber o documento, a juíza se declarou suspeita para atuar no caso e oficiou o ocorrido ao gabinete do Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro. Pediu que seja instaurado pelo MP um procedimento criminal para apuração dos possíveis crimes de racismo, injúria racial e apologia ao nazismo.

Na denúncia, Helenice relatou que o advogado já vinha se comportando de maneira inadequada há algum tempo, enviando e-mails debochados, irônicos e desrespeitosos, além de utilizar palavras de baixo calão, dirigidas não apenas a ela, mas também a magistradas e servidoras.

Helenice chegou a responder ao advogado, dizendo que sua conduta era ameaçadora e que tomaria providências quanto ao ocorrido.

A seccional da OAB no Rio de Janeiro informou que, assim que soube do caso, determinou à Corregedoria a imediata abertura de uma investigação para apurar a conduta do advogado.

 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB