Léo Índio apresenta autorização do governo argentino para estadia provisória

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Neste final de semana, os advogados de Leonardo Rodrigues de Jesus — conhecido como Léo Índio — apresentaram ao Supremo Tribunal Federal um documento emitido pelo governo argentino, concedendo a ele estadia provisória no país até 4 de junho. Primo dos filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, Léo Índio é réu por envolvimento nos atos de 8 de janeiro. Ele saiu do país sem autorização do STF e afirmou, na última semana, por meio de um vídeo, que aguarda retorno sobre o pedido de asilo que fez àquele país.

A peça jurídica dos seus advogados de defesa foi apresentada ao STF depois que o relator dos processos referentes aos atos de 8 de janeiro, ministro Alexandre de Moraes, estabeleceu prazo de 48 horas para que fossem esclarecidas as informações sobre sua suposta evasão do Brasil. Em entrevista, Índio confirmou que deixou o país e seguiu para a Argentina.

Os advogados entregaram, também, documento assinado por um delegado de migração que garante moradia provisória para ele, permitindo-lhe exercer atividades remuneradas, além de trabalhar, estudar e acessar os serviços públicos na Argentina.

Na última quinta-feira (27/03), a 1ª Turma do STF negou recurso dos seus advogados no qual foi pedido o arquivamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra ele. Léo Índio faz parte do grupo acusado pela PGR de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado, crimes previstos no Código Penal e na Lei de Segurança Nacional.

 

 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB