STF conclui fase de oitivas com 149 testemunhas em ações sobre tentativa de golpe

Há 2 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O Supremo Tribunal Federal ouviu 149 pessoas entre maio e julho de 2025 nas ações penais sobre a tentativa de golpe, incluindo testemunhas da acusação e defesa, além de um informante colaborador. As audiências foram conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes ou juízes auxiliares, seguindo todas as regras do processo penal brasileiro e com acompanhamento da imprensa nacional e internacional.

Processo transparente garante ampla defesa e publicidade

As oitivas representam etapa fundamental do processo, permitindo ao STF formar convicção através do confronto entre versões da acusação e defesa. Todos os depoimentos trouxeram informações e evidências relevantes para os julgamentos, com as informações sendo tornadas públicas nos autos após o término das audiências.

Após as oitivas das testemunhas, foram realizados os interrogatórios dos réus, momento em que apresentaram suas versões. As sessões foram transmitidas ao vivo pela TV Justiça, canal oficial do STF, garantindo amplo acompanhamento pela sociedade.

Núcleo 1 mobilizou maior número de advogados e testemunhas

O primeiro núcleo, com 8 réus, envolveu 38 advogados e contou com 47 testemunhas da defesa contra apenas 5 da acusação. Das 80 testemunhas inicialmente previstas, 28 desistiram do depoimento, sendo 27 da defesa e apenas 1 da acusação.

As oitivas deste núcleo ocorreram entre 19 de maio e 2 de junho, com interrogatórios realizados nos dias 9 e 10 de junho. Foram apresentadas também 2 declarações por escrito durante o processo.

Núcleo 2 registra maior taxa de desistências

O segundo núcleo, composto por 6 réus e 21 advogados, teve 32 desistências e dispensas de depoimentos. A defesa apresentou 62 testemunhas, enquanto a acusação indicou apenas 2, além de 1 informante do juízo que firmou acordo de colaboração premiada.

As audiências aconteceram entre 14 e 21 de julho, com depoimentos realizados em 24 de julho. Este núcleo também registrou 2 declarações escritas durante o processo.

Núcleos 3 e 4 concentram atividades em julho

O terceiro núcleo, com 10 réus e 23 advogados, não teve testemunhas da acusação, apenas 1 informante do juízo colaborador. A defesa apresentou 19 testemunhas, com 23 desistências e dispensas registradas no total.

O quarto núcleo envolveu 7 réus, 14 advogados e apresentou equilíbrio menor entre acusação e defesa. A acusação teve 1 testemunha e a defesa 21, além de 1 informante do juízo. Foram registradas 14 desistências e dispensas.

Fase instrutória prepara terreno para julgamentos finais

A conclusão desta fase instrutória marca etapa importante nos processos sobre a tentativa de golpe. Com as oitivas e interrogatórios concluídos, os autos seguem para as próximas fases processuais, que incluem alegações finais dos réus antes dos julgamentos definitivos.


Autor

Leia mais

Carlos Zarattini, relator da MP 1303

Governo recua e mantém isenção de LCI e LCA em vitória do agronegócio

Fotomontagem com os presidentes Donald Trump e Luís Inácio Lula da Silva

Quase amigos: Trump elogia Lula e fala em fortalecer laços comerciais entre Brasil e EUA

CNJ fixa início da contagem de prazo em citação eletrônica da Fazenda

CNJ decide início do prazo em citações eletrônicas da Fazenda Pública

Gilmar Mendes abre prazo para PGR opinar sobre marco temporal indígena

Apenas herdeiros de Ivo Pitanguy podem usar nome dele, decide Justiça

Apenas herdeiros de Ivo Pitanguy podem usar nome dele, decide Justiça do Rio de Janeiro

Cármen Lúcia dá cinco dias para Lula e Alcolumbre explicarem alterações na Lei da Ficha Limpa

Maximum file size: 500 MB