Verônica Sterman toma posse nesta terça-feira como nova ministra do STM

Posse no STM: chegada de visitantes, expectativa e flores para a ministra Verônica

Há 2 horas
Atualizado terça-feira, 30 de setembro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

Faltando pouco mais de uma hora para o início da cerimônia de posse da nova ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Verônica Abdalla Sterma. O clima é de preparativos e muita expectativa na sede do Tribunal. Vários convidados já começam a chegar e estão sendo conduzidos para o auditório, no térreo, onde aguardam a abertura da rampa para que possam subir até o plenário da Corte — ou, no caso dos que não tiverem acesso, para que acompanhem tudo a partir deste espaço.

Dentre o público presente, advogados, defensores públicos da União, desembargadores da Justiça Federal e da Justiça trabalhista e militares de alta patente das três Forças Armadas foram os primeiros a chegar. O espaço suporta a presença de 180 pessoas, mas o cerimonial deixou organizados alguns espaços para acesso de outras 220 pessoas.

Tudo, no entanto, está sendo conduzido com o maior rigor e restrições a filmagens e fotografias por parte dos jornalistas.

Flores para a ministra

Também são observados muitos ramalhetes de flores sendo entregues no balcão de recepção da Corte. O que, conforme informações do pessoal do cerimonial, desde o início da manhã tem sido levado por um corredor para ser diretamente encaminhado ao gabinete da nova ministra — a segunda mulher na história de todo o STM a integrar o colegiado.

“Há muitos anos não vemos o STM desse jeito ou talvez nunca tenhamos visto”, disse um servidor que pediu para não ser identificado, por características femininas observadas na posse.

A primeira e única ministra mulher empossada na Corte até hoje, a atual presidente Maria Elizabeth Teixeira Rocha, chegou ao Tribunal em 2007.

Segurança reforçada

Do lado de fora, cones foram colocados ao redor de toda a quadra em torno do prédio e o número de agentes de segurança foi reforçado em toda a área, de forma a preparar a chegada das autoridades que vão prestigiar a solenidade.

Na parte central do edifício-sede, os três elevadores sociais foram desligados. Conforme contaram assessores, todos vão subir pela rampa (que é curta) para a sessão. Os elevadores ficarão reservados apenas para os integrantes do colegiado do Tribunal, o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros do Judiciário e do Executivo Federal.

Em breve publicaremos novas informações.

Autor

Leia mais

Nova ministra do STM diz que sua indicação é a “vitória de todas as mulheres por um Judiciário mais plural”

Nova ministra do STM inova ao transferir coquetel de posse para o Clube Naval

Eduardo Bolsonaro tem 15 dias para apresentar defesa prévia no Inquérito 4995; edital foi publicado nesta terça-feira (30)

PF abre inquérito para investigar intoxicação por metanol em bebidas

AGU repatria criança levada ilegalmente do Japão ao Brasil em tempo recorde

Lista dos maiores litigantes do país continua tendo INSS na frente e bancos

INSS lidera a lista dos maiores litigantes no Judiciário brasileiro

Maximum file size: 500 MB