MPT lança companha sobre direitos de entregadores

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lança nesta sexta-feira (06/12), em Campinas (SP), a campanha “Direitos de verdade” para conscientizar sobre quais são os direitos trabalhistas dos entregadores de aplicativo. Segundo o MPT, não devem existir subcategorias de trabalhadores, justificada pelo uso de tecnologia na gestão do trabalho pelas empresas.

A procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck, responsável pela campanha, afirma que há um tratamento desigual entre trabalhadores e as plataformas sobre a remuneração e as responsabilidades de prestar o serviço. 

“O MPT entende que são as plataformas que ditam as regras, que determinam os preços dos serviços prestados, valores a serem pagos aos trabalhadores, a forma como os trabalhadores devem atender os clientes, além de exercerem formas de punição, dentre outras questões. Ou seja, há o total controle do trabalho pelas plataformas O atual modelo de negócios de muitas plataformas tem provocado intensa precarização do trabalho”, frisa a procuradora.

Para a conscientização sobre os direitos, vídeos e demais peças da campanha serão veiculados nas redes sociais @direitosdeverdade no Instagram, TikTok, Facebook e YouTube, além do site www.direitosdeverdade.com, onde o internauta pode encontrar informações sobre direitos trabalhistas, histórias de vida, importantes decisões judiciais dos tribunais da Europa sobre o tema, regulamentação em outros países, artigos acadêmicos, pesquisas científicas e uma série de outros conteúdos que serão atualizados continuamente.

As cidades do interior de São Paulo, onde nasceu a iniciativa – Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Jundiaí, entre outras – receberão as peças para divulgação e, a partir de 11 de dezembro, a campanha chegará à capital paulista em endereços movimentados como as avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima. As principais ruas e avenidas das grandes cidades do estado de São Paulo serão abastecidas com painéis em pontos de ônibus, bancas e outros locais estratégicos com informações da campanha.

Autor

Leia mais

Melina Fachin, filha do ministro do STF Edson Fachin

Filha do ministro Edson Fachin é chamada de “lixo comunista” em Curitiba e UFPR convoca reunião de emergência

CNJ julga retificação de atestados de óbito de vítimas da chacina de Acari (RJ)

CNJ julgará determinação para lavratura e retificação de atestados de óbito de vítimas da chacina de Acari (RJ)

Moraes autoriza visita de Valdemar Costa Neto, mas defesa de Bolsonaro deve se manifestar sobre Tarcísio de Freitas

Moraes solicita relatório sobre escolta de Bolsonaro ao hospital

Paulo Figueiredo e o microfone da Rádio Jovem Pan

MPF pede cassação das concessões da Jovem Pan por apoio sistemático ao golpe de Bolsonaro

Protocolo estabelece regras para juízes em pós- retorno de criança ao país de origem

Novo protocolo estabelece regras para juízes em caso de pós-retorno de criança ao país de origem

Maximum file size: 500 MB