Mototaxistas circulando em São Paulo

Justiça de SP volta a suspender serviços de mototaxi após acidente fatal ocorrido no fim de semana

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Justiça de São Paulo determinou, nesta segunda-feira (26/05), nova suspensão dos serviços de mototáxi na cidade prestados pelas plataformas de aplicativos 99 Tecnologia e Uber. A decisão acontece depois da repercussão da morte de uma passageira desse serviço, no último sábado (24/05), no Centro da capital paulista.

Na decisão, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Eduardo Gouvêa, determinou além da suspensão, a aplicação de uma multa diária de R$ 30 mil para as empresas que praticam essa modalidade de transporte, em caso de desobediência.

Acidente fatal 

A decisão da Justiça acontece dois dias depois do registro do acidente entre um mototáxi da 99 e um carro, também de aplicativo, no sábado (24) à noite em São Paulo. O acidente resultou na morte da jovem Larissa Barros Máximo Torres, de 23 anos, passageira do mototáxi.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a jovem Larissa Barros Máximo, de 23 anos, era passageira de mototaxi e estava num deles quando foi atingida pela porta de um carro localizado ao lado, aberta por um dos ocupantes do veículo. 

O mototáxi e a jovem vinham pela faixa das motocicletas e, com o choque, foram arremessados para a pista. A passageira da moto foi atropelada por um outro veículo na via.

Disputa na Justiça

Atualmente, a prefeitura de São Paulo e as plataformas de aplicativos travam uma disputa judicial  sobre a permissão do transporte de pessoas por mototaxi na cidade. Enquanto as plataformas recorrem a uma lei federal que autoriza a prestação do serviço do país, a prefeitura contrapõe tal liberação justificando os riscos aos usuários.

A prefeitura de São Paulo, em nota, ressaltou novamente os riscos do transporte de passageiros em motos por aplicativo. No documento divulgado, o Município ressaltou que “somente em 2024, a cidade gastou cerca de R$ 35 milhões na linha de cuidado ao trauma com pacientes vítimas de acidentes de moto e foram 4.084 internações hospitalares na rede municipal de saúde em decorrência de motociclistas em acidentes de trânsito. Até março de 2025, são 1.026 internações”.

A empresa  99 Tecnologia, por sua vez,  divulgou nota afirmando que suspenderá temporariamente essa atividade na cidade de São Paulo em respeito à decisão judicial. E ressaltou a urgência do debate sobre a inconstitucionalidade do decreto de proibição que precisa ser definitivamente decidido pelo TJSP.

A 99 lamentou a morte da passageira e informou que está acompanhando de perto o caso, assim como oferecendo suporte integral aos envolvidos – como cobertura pelo seguro, apoio psicológico e auxílio funeral. “Além disso, a 99 segue à disposição das autoridades para contribuir com as investigações”, enfatizou a nota assinada pelos representantes representantes da empresa.

Risco de serviços clandestinos

A Uber também informou que suspenderá temporariamente o funcionamento de Uber Moto no município, “enquanto aguarda a análise do tema pelas instâncias competentes”.

Mas destacou, também por meio de nota, que “a decisão atual abre caminho para que demais empresas continuem operando com serviços clandestinos e sem as camadas de segurança oferecidas pela Uber”.

A plataforma  destacou que já obteve mais de 20 decisões judiciais favoráveis relacionadas ao modal pelo Brasil. E acrescentou que tais decisões reconhecem “a legalidade da atividade e o entendimento de que os municípios não podem impedir a utilização de motocicletas para o transporte de passageiros”.

-Com Agência Brasil

 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 17 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB