Zanin quer informações sobre o “vale-peru” concedido pelo TJMT

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Cristiano Zanin Martins, do Supremo Tribunal Federal, pediu informações à administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) sobre o aumento do pagamento de auxílio-alimentação feito a magistrados e servidores da Corte, especialmente no mês de dezembro. No valor de R$10 mil, o montante foi justificado como um bônus de fim de ano e passou a ser chamado de “vale-peru”.

O bônus foi vetado dias depois pelo Conselho Nacional de Justiça com a devida devolução do dinheiro e desconto nos contracheques subsequentes – mediante prestações de cerca de R$ 500. Além disso, foi aberto um processo administrativo para apurar o caso junto ao CNJ. 

Mas como Zanin é relator, no âmbito do STF, de ação que investiga esquema de venda de decisões judiciais e trocas de favores entre magistrados do TJMT – envolvendo, inclusive, servidores do Superior Tribunal de Justiça, ele considerou importante também solicitar dados sobre o episódio.

O magistrado estabeleceu prazo de cinco dias para que o presidente do TJMT,  desembargador José Zuquim Nogueira, e o corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, encaminhem as informações que possuem.

Entenda o caso

A questão do “bonus-peru” ou “vale-peru” chegou ao STF quando o presidente do Observatório Social de Mato Grosso, Pedro Daniel Valim, ajuizou uma ação na Corte Suprema contestando o pagamento do auxílio. 

No dia 23 de dezembro de 2024, durante o recesso do Poder Judiciário, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que estava no plantão, rejeitou o pedido de suspensão do benefício, sob o argumento de que o CNJ já o havia suspendido.

Mas o processo continua tramitando e sua relatoria ficou com o ministro Zanin Martins. O pedido feito por Zanin foi publicado no último sábado (01/02), no Diário da Justiça Eletrônio (DJe).

  •  
  •  

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 17 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB