Carf nega pedido de restituição de IR feito por Marcelo Odebrecht

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O colegiado do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) votou por unanimidade pela rejeição de um pedido feito pelo empresário Marcelo Odebrecht para ser restituído do Imposto de Renda que pagou como pessoa física referente à segunda parcela do acordo de delação da empresa. No seu pedido, Marcelo argumentou que teve o IRPF cobrado indevidamente, já que a Odebrecht pagou multa na condição de coparticipante, durante a formalização da delação.

Conforme a avaliação feita pelos conselheiros do Carf, apesar da justificativa do empresário, a multa que foi paga não pode substituir o valor cobrado de IRPF, por ter caráter individual. Por isso, é de responsabilidade exclusiva dele. Da mesma forma, o Conselho deixou claro que  os impostos relacionados à personalidade jurídica não podem ser atribuídos à pessoa física.

Acréscimo patrimonial

Além disso, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional alegou que, embora a Odebrecht tenha assumido o pagamento, tratou-se de uma obrigação de natureza penal imposta à pessoa física de Marcelo Odebrecht.

Segundo o colegiado do Conselho, quando isso acontece — ou seja, quando a multa é paga pela pessoa jurídica, como aconteceu neste caso — resulta em um acréscimo patrimonial, que está sujeito a tributação.

Com esse entendimento, os conselheiros seguiram o voto do relator e negaram a restituição, por entenderem que “o acréscimo patrimonial ficou claro, já que a empresa estava sob a gestão do contribuinte”.

Autor

Leia mais

O presidente cubano, Miguel Diáz-Canel Bermúdez Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/mundo/noticia/2026/01/11/presidente-de-cuba-reage-a-trump-e-diz-que-ilha-esta-pronta-para-defender-a-patria-ate-a-ultima-gota-de-sangue.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

Presidente de Cuba reage a Trump e afirma que país está pronto para defender a pátria “até a última gota de sangue”

Há 42 minutos
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

O Agente Secreto conquista dupla vitória no Globo de Ouro 2026

Há 53 minutos
Bandeiras do Mercosul e da União Europeia

Acordo entre UE e Mercosul cria megazona de livre comércio com 700 milhões de pessoas

Há 3 dias

O Agente Secreto chega com chances ao Globo de Ouro

Há 3 dias
Edifício sede do STJ, em Brasília

Golpe: STJ alerta que não envia mensagens cobrando taxa para liberação de dinheiro referente a processos

Há 3 dias
STJ programa posse dos novos ministros Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão

Negada liberdade para investigado por fraude de R$ 813 milhões via Pix

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB