CNDH recomenda cumprimento da declaração da ONU sobre trabalhadores rurais

CNDH recomenda regras para cumprimento da declaração da ONU sobre trabalhadores rurais

Há 3 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) publicou, na última sexta-feira (25/07), a Recomendação nº 5/2025, que trata da adoção de providências necessárias para “a observância, publicização e cumprimento da chamada ‘Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses, das Camponesas e das Pessoas que trabalham nas áreas rurais’”.

O documento foi aprovado pela Assembleia Geral da ONU em 2018 e pelo Estado brasileiro, de forma a permitir a adoção de medidas efetivas na “defesa, promoção e garantia dos Direitos Humanos, sociais, políticos, econômicos e fundamentais de quem trabalha em áreas rurais”, conforme estabelece em seu texto. 

Mas a recomendação só saiu agora, sete anos depois. Foi aprovada por unanimidade durante a 90ª reunião plenária do Conselho e destaca “a urgência de garantir os direitos humanos, sociais, econômicos e ambientais das populações do campo, das águas e das florestas, historicamente marginalizadas e vítimas de violações sistemáticas”.

Ainda não incorporada

O documento ressalta que o Brasil é signatário de diversos tratados internacionais de direitos humanos e da Agenda 2030 da ONU, mas “ainda não incorporou plenamente a Declaração dos Direitos das(os) Camponesas(es) ao seu ordenamento jurídico”. 

Cita, ainda, dados sobre violência no campo, tais como assassinatos, despejos forçados, trabalho escravo e degradação ambiental, além de decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos que condenaram o Brasil por omissões e violações. 

Questões elencadas

Dentre as recomendações aprovadas pelo CNDH para combater essas questões foram elencados: por parte do Ministério das Relações Exteriores manifestação de apoio formal à Declaração junto à ONU e revisão do processo de ratificação (1); e ao Governo Federal a criação de grupo de trabalho interministerial para elaborar plano de ação nacional com base na Declaração (2).

O Conselho também recomendou ao Congresso Nacional que promova debates públicos, destine recursos por meio de emendas parlamentares e alinhe a Lei Orçamentária Anual aos compromissos internacionais (3). 

E ao Judiciário e Ministério Público, que priorizem os direitos das(os) camponesas(es) em decisões judiciais e intensifiquem ações contra o trabalho escravo (4). Foi recomendada, ainda, à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que divulgue a importância da Declaração em sua programação (5). 

Grupo de trabalho

O grupo de trabalho proposto, da forma como ficou especificada na reunião do Conselho, deverá contar com a participação de diversos ministérios, órgãos do sistema de Justiça, além de conselhos e movimentos sociais.

Tais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), a Via Campesina, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) — de modo a garantir uma abordagem plural e democrática de todas as comunidades representativas do campo.

“A adoção da Declaração representa um passo essencial para o fortalecimento da democracia, da justiça social no campo e da dignidade humana no Brasil”, ressaltaram representantes do CNDH durante a votação.  

-Com informações do CNDH e da Justiça Federal

Leia mais

Blogueiro Allan dos Santos é condenado pelo TJSP a indenizar cineasta por danos morais, por vídeo com xingamentos

Há 12 horas

STF adia julgamento sobre lei orçamentária da Paraíba que trata de emendas parlamentares

Há 12 horas
Lula segura nome para STF, mas indica dois generais para vagas no STM

Lula segura nome para STF, mas indica dois generais a vagas de ministros do STM

Há 12 horas

STF suspende novamente julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos

Há 12 horas

GDF solicita avaliação médica de Bolsonaro antes de possível prisão

Há 12 horas
Ministro Nunes Marques do STF.

Nunes Marques completa cinco anos no STF e recebe homenagem de Fachin

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB