CNJ anuncia ferramenta para gestão de Precatórios e RPVs

CNJ anuncia nova ferramenta para gestão de Precatórios e RPVs

Há 3 meses
Atualizado quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Da Redação

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, aproveitou a sua última sessão plenária no comando do órgão para lançar, nesta terça-feira (23/9), o Sistema Nacional de Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (SisPreq) – projeto considerado por ele uma das prioridades da sua gestão.

Na prática, o sistema consiste numa ferramenta eletrônica voltada para soluções que tornam mais transparentes e ampliam as formas de transferência desses passivos. 

Precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs) são ordens de pagamento demandadas pela Justiça para cobrar de municípios, estados ou União valores devidos após uma condenação judicial em relação às quais não caiba mais recursos. 

Governança e transparência

“A iniciativa tem como objetivo fortalecer a governança, ampliar a transparência e elevar a eficiência na gestão do passivo estatal”, explicou o ministro. De acordo com ele, os precatórios consistem em “outro ‘calcanhar de Aquiles’ do Judiciário brasileiro, sobre o qual colocamos grande energia para criar o SisPreq”.

Por meio da ferramenta, disse o magistrado, será possível gerenciar de forma mais eficaz o ciclo de vida de todos os ofícios de requisição, desde o cadastramento inicial até o pagamento. 

O SisPreq constitui uma plataforma tecnológica unificada que integra todos os atores do processo — tribunais, entes devedores, credores — em um ambiente digital único, padronizado e transparente.

Padronização nas expedições 

Desenvolvido no âmbito do Programa Justiça 4.0 — por meio de parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) —, o sistema tem como objetivo conferir mais agilidade, clareza e padronização às expedições de precatórios e requisições de pequeno valor, oferecendo previsibilidade para cidadãos, advogados, municípios e a União. 

Técnicos do CNJ informaram que o sistema está disponível na Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) para adesão dos tribunais. 

Módulos e projeto-piloto

O SisPreq foi concebido em 10 módulos, sendo que o seu projeto-piloto foi implantado no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e agora está em operação, também, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

“O lançamento de hoje consagra um marco importante para disponibilizarmos à sociedade um sistema ágil e de grande utilidade para os jurisdicionados”, afirmou a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Wanessa Mendes de Araújo.

— Com informações do CNJ

Autor

Leia mais

STJ reduz prazo de prescrição para réu que completa 70 anos durante processo

Há 1 hora

Juros pagos a acionistas em exercícios anteriores podem ser deduzidos da base de cálculo do IRPJ e da CSLL

Há 2 horas
Funcionários trabalhando numa agência dos Correios

Greve dos Correios ameaça entregas de fim de ano e vai a julgamento no TST em julgamento emergencial dia 30

Há 2 horas

Viagens de fim de ano em risco: aeronautas votam acordo até domingo sob ameaça de paralisação

Há 2 horas
Detentos de costas dentro de presídio

Geopresídios: Brasil teve superlotação de quase 250 mil detentos nos seus presídios entre agosto e novembro

Há 3 horas
Prédio do Senado Federal

Senadores protocolam queixa-crime e novo pedido de impeachment contra ministro Alexandre de Moraes, do STF

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB