CNJ cadastra mais de 20 milhões de MEIs, micro e pequenas empresas

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Justiça finalizará, até 31 de janeiro, o cadastro compulsório de mais de 20 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas no Domicílio Judicial Eletrônico.  

O prazo para o cadastro voluntário terminou em setembro de 2024. Desde então, o CNJ tem feito o registro compulsório dessas empresas de forma gradual.  

“Nesta etapa, estamos trazendo o maior universo de empresas para dentro da ferramenta. Por isso, o cadastro de MEIs, micro e pequenas empresas é fundamental para consolidar o Domicílio como um sistema completamente eficiente e eficaz no acesso à Justiça. Contamos com a ação desse público tão importante para a economia também nos esforços de transformação do Judiciário”, afirma o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do projeto, Adriano da Silva Araújo. 

O Domicílio Judicial Eletrônico, desenvolvido pelo Programa Justiça 4.0, é uma solução 100% digital e gratuita voltada a transformação digital do Poder Judiciário. Segundo o CNJ, a ferramenta facilita e agiliza consultas e demais comunicações enviadas pelos tribunais, garantindo uma prestação de serviços mais célere, eficiente e acessível a todas as pessoas.  

As Pessoas Jurídicas cadastradas compulsoriamente até 31 de janeiro deverão acessar o sitedomicilio-eletronico.pdpj.jus.br e fazer log-in na opção gov.br com seu certificado digital (e-CNPJ). Depois, é necessário atualizar os dados na plataforma e verificar se há comunicações processuais destinadas ao CNPJ da empresa. 

Cronograma 

Bancos e instituições financeiras foram o primeiro grupo cadastrado no Domicílio Judicial Eletrônico, ainda em 2023. Já em 2024, o CNJ realizou o cadastro de mais de 1,2 milhão de grandes e médias empresas até agosto, além do cadastro voluntário de MEIs, micro e pequenas empresas. 

Órgãos públicos foram convidados a se cadastrar de forma voluntária até dezembro do mesmo ano. Após a data, seu cadastro também se tornou compulsório. 

 

Autor

Leia mais

A foto mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Defesa de Bolsonaro pede autorização urgente para cirurgia e reforça pedido de prisão domiciliar

Há 1 hora
Mulher atrás de uma porta de vidro de costas, com a mão para a frente tentando impedir uma violência

Em caso de violência doméstica contra a mulher, dano moral é considerado presumido, decide STJ

Há 1 hora
Deputado Mendonça Filho, relator da PEC da Segurança Pública

Advocacia se posiciona contra redução da maioridade penal; PEC da Segurança deve ser votada nesta terça

Há 2 horas
TRF 5 mantém suspensa taxa de entrada em Jericoacoara (CE)

TRF 5 nega recurso e mantém suspensão de taxa para entrada de pessoas à Vila de Jericoacoara (CE)

Há 4 horas
mulher coloca fita vermelha que simbiliza HIV na blusa

Justiça Federal garante BPC a mulher vivendo com HIV em situação de vulnerabilidade no RS

Há 4 horas
Audiência no Senado mostrou que tramitação do novo Código Civil não será fácil

Tramitação do novo Código Civil já mostra que não será fácil; PL é alvo de divergências entre magistrados, advogados e juristas

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB