Começa nesta sexta-feira (11) adesão a acordo de ressarcimento de descontos indevidos do INSS

Começa nesta sexta-feira adesão a acordo para ressarcimento de descontos indevidos do INSS

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Redação

A partir desta sexta-feira (11/07), aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizados por entidades associativas já podem aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal. 

A adesão é necessária para que o beneficiário receba a devolução dos valores diretamente em sua conta, sem precisar recorrer à Justiça. O plano de ressarcimento é resultado de um acordo de conciliação assinado entre várias instituições. 

Signatários

Além do Ministério da Previdência Social e do INSS, assinaram o pacto a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).

O acordo precisou também ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal, o que dá segurança jurídica ao plano operacional apresentado pelo Governo Federal para o ressarcimento.

Como receber 

O acordo permite que aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa. 

Basta aderir à proposta pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios de forma simples e segura. Já podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades. 

Dados do INSS

Até o momento, o INSS recebeu 3,8 milhões de contestações (97,4% dos pedidos abertos). Cerca de 3 milhões dos casos (81%) ficaram sem resposta das entidades associativas.

A adesão é gratuita e dispensa o envio de documentos adicionais. Depois da adesão, o valor será depositado automaticamente na conta onde o beneficiário já recebe o benefício previdenciário.

Alerta

O INSS divulgou que não envia links por mensagem e não vai ligar para tratar do ressarcimento. Não há necessidade de intermediários. 

Para esclarecimentos adicionais, o beneficiário deve consultar sempre os canais oficiais: aplicativo Meu INSS e Central 135. 

-Da Agência Brasil

Leia mais

Homologado acordo que garante pagamento de diferenças salariais a 1.430 servidores públicos federais

Há 7 segundos

STJ define que declaração mensal inicia prazo de prescrição no Simples Nacional

Há 18 minutos

STJ suspende censura a jornalista e reafirma liberdade de imprensa

Há 29 minutos
Ministro Humberto Martins, do STJ, durante sessão

STJ considera possível credor de empréstimo garantido por alienação fiduciária optar por executar dívida inteira

Há 40 minutos
Cão Orelha

Polícia pede internação de adolescente e indicia adultos por morte do cão Orelha

Há 6 horas
Ex-presidente da Reioprevidência

PF prende ex-presidente do Rioprevidência por suspeita de fraudes com Banco Master

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB