Conciliação entre J&F Investimentos e Caixa resulta na movimentação de R$ 15 milhões

Declaração de pobreza pode livrar condenado de multa remanescente após cumprimento de pena

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Hylda Cavalcanti

A declaração de pobreza pode levar à extinção da punibilidade de condenados que já cumpriram pena privativa de liberdade, mas ainda possuem multa pendente. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou recentemente sua jurisprudência ao reconhecer que, uma vez comprovada a hipossuficiência financeira por meio de declaração formal, o não pagamento da multa não deve impedir o reconhecimento da extinção da punibilidade.

A decisão foi tomada pela 5ª Turma da Corte ao analisar o Agravo em Recurso Especial (AREsp) Nº 2.736.197 . Os ministros destacaram que, embora a multa seja parte da condenação, sua inadimplência, quando há demonstração de impossibilidade de pagamento, não pode impedir o encerramento do processo penal. O valor devido, nesse caso, poderá ser cobrado pela via administrativa, sem comprometer o direito do condenado ao fim da punição criminal.

Pareceres do MP

A relatora do recurso, ministra Daniela Teixeira, destacou pareceres favoráveis emitidos para extinguir a punibilidade do condenado, tanto por parte do Ministério Público do Maranhão como do Ministério Público Federal. A ação foi rejeitada na origem pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) porque o condenado não apresentou provas de hipossuficiência ao juízo da execução penal.

A extinção da punibilidade é considerada importante porque marca o momento em que o Estado não pode mais continuar punindo a pessoa que cometeu um crime. Se não é registrada após o momento em que a pessoa deixa o sistema prisional, ela continua sofrendo restrições ao seu direito de cidadão.

Pecúlio

No julgamento também se discutiu a possibilidade de o apenado ter dinheiro a receber após deixar a prisão, referente a serviços feitos durante o período em que cumpriu pena (pecúlio).

Mas prevaleceu o entendimento de que esse valor não deve ser usado para o pagamento da multa. E sim, para a sobrevivência da pessoa até que consiga reingressar na sociedade e conseguir um emprego.

Autor

Leia mais

Acareação expõe contradição entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e ex-presidente do BRB; Veja os vídeos

Há 7 horas
Estátua da Justiça, na Praça dos Três Poderes

Tribunais superiores retomam os trabalhos com atos solenes e sessões na próxima segunda-feira (2)

Há 9 horas
Ex-presidente Jair Bolsonaro é um homem branco, com olhos claros e cabelos grisalhos.

Bolsonaro sob custódia: documento detalha rotina no 19º Batalhão da PM

Há 9 horas

STF retoma julgamentos virtuais nesta sexta (30) com temas sensíveis na pauta

Há 9 horas
Sede do TJAM onde foi julgado, recentemente, pedido do MPMA para decretação de interventor para Turilândia

TJMA determina e Governo do Maranhão indica até segunda-feira (2) interventor para município de Turilândia

Há 9 horas

Empresas devem reembolsar em dobro por cobrança indevida após cancelamento de ingressos

Há 10 horas
Maximum file size: 500 MB