Defesas de réus acusam Mauro Cid de mentir em acareação

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Carolina Villela

Celso Vilardi, advogado do ex- presidente Jair Bolsonaro, acompanhou as duas acareações e afirmou que ficou surpreso pelo fato dos procedimentos não terem sido gravados. “Lamentável não ter sido transmitido hoje, porque o delator fez o que tem feito reiteradamente. Ele mentiu e, no meu modo de ver, foi desmoralizado”, afirmou.

As acareações foram realizadas nesta terça-feira (24) na sala de audiências do Supremo Tribunal Federal (STF). Os procedimentos foram conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes.

Advogados acusam Mauro Cid de mentir

Segundo Vilardi, Mauro Cid caiu em contradição durante a acareação, principalmente quando foi confrontado por Braga Netto sobre o pacote de dinheiro que teria sido entregue pelo general. De acordo com Vilardi, Cid reafirma o que disse nos depoimentos, mas “quando aperta, ele não lembra”.

Demóstenes Torres, advogado de Almir Garnier, ex- comandante da Marinha, que também afirmou que Mauro Cid mentiu na acareação.

“Eu acho que deveria ter uma auto acareação com ele mesmo para poder dizer o que é verdade”, defendeu.

Demóstenes alegou que um dos principais pontos de contradição foi em relação ao dinheiro supostamente entregue por Braga Netto a Mauro Cid. “Ele não sabe onde entregou esse dinheiro, como foi que entregou, qual é o pacote”, afirmou.

Defesas consideram que acareações favorecem Bolsonaro

Na avaliação de Vilardi, a acareação foi positiva e beneficia Bolsonaro. Ele ressaltou que o general Braga Netto reafirmou que, após o dia 7 de novembro de 2022, o ex-presidente não falou mais sobre medidas de exceção. “O presidente literalmente não fez mais nada. Ele concordou e desistiu de tudo “.

Sobre a acareação entre Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, Demóstenes disse que os dois mantiveram as versões dos depoimentos anteriores. O que, segundo sua visão, favorece Bolsonaro.

“Ficou bom para o presidente Bolsonaro, porque o Freire Gomes disse que em nenhum momento o presidente disse que daria um golpe. Quando alertado para os rumos que as coisas estavam tomando ele concordou e desistiu”.

Autor

Leia mais

mãos de um magistrado manipulando redes sociais pelo celular

STF julga uso de redes sociais por magistrados e pagamento de despesas pelo Ministério Público

Há 10 horas
Presidente do STM , ministra Maira Elizabeth Teixeira Rocha mulher banca sentada vestindo camisa branca e blazer preto, falando ao micofone

STM anuncia ministros relatores de processo contra Bolsonaro e demais oficiais por perda de oficialato

Há 10 horas

Ex-presidente do Rioprevidência é preso em operação da PF

Há 12 horas

STJ determina retorno do rapper Oruam à prisão

Há 12 horas

Polícia Federal abre inquérito para investigar gestão no BRB

Há 12 horas

Justiça de São Paulo proíbe uso de marca “PhytoCell Tec” em produtos cosméticos

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB