Jogo de azar no horário do trabalho resulta em demissão por justa causa

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Jogos de azar no horário do expediente resultam em demissão por justa causa. Com este entendimento, a 2ª Vara do Trabalho do município de Barueri (SP) manteve a punição por mau procedimento aplicada a um auxiliar de escritório que praticava jogos de azar com telefone móvel durante a jornada de trabalho.

Segundo a juíza responsável pela decisão, Érika Andréa Izídio Szpektor, houve proporcionalidade entre a falta e a punição. No processo, a representante da empresa relatou a existência de boatos de que a funcionária jogava durante o expediente e convidava outros trabalhadores para a prática. 

Em audiência, uma testemunha da empresa confirmou a informação e disse que, além disso, não era permitido o uso de celular no horário de trabalho, mas tinha sido aberta uma exceção para essa funcionária porque ela tinha retornado de licença-maternidade recentemente.
Na ocasião, a preposta informou que a trabalhadora havia feito postagens em rede social durante o expediente sobre valores obtidos em apostas on-line. E no momento da dispensa confessou que jogava enquanto deveria estar exercendo as atividades na empresa.

Para a magistrada, os depoimentos comprovam que a mulher tinha ciência quanto à proibição de praticar jogos durante o trabalho, “configurando, assim, motivo suficiente para a dispensa por justa causa”. O processo tramita na Justiça trabalhista de 2º grau e ainda é passível de recurso.


Autor

Leia mais

Blogueiro Allan dos Santos é condenado pelo TJSP a indenizar cineasta por danos morais, por vídeo com xingamentos

Há 12 horas

STF adia julgamento sobre lei orçamentária da Paraíba que trata de emendas parlamentares

Há 12 horas
Lula segura nome para STF, mas indica dois generais para vagas no STM

Lula segura nome para STF, mas indica dois generais a vagas de ministros do STM

Há 12 horas

STF suspende novamente julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos

Há 13 horas

GDF solicita avaliação médica de Bolsonaro antes de possível prisão

Há 13 horas
Ministro Nunes Marques do STF.

Nunes Marques completa cinco anos no STF e recebe homenagem de Fachin

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB